15 Agosto - 2012

Comissão Especial de Orientação Jurídica à Comunidade da OAB/MA concorre ao Prêmio Innovare

Consultor da premiação visitou a Seccional Maranhense para conhecer ações da comissão

O consultor do Prêmio Innovare, Marcelo Lobato, esteve nesta quarta-feira (15/08), na sede da OAB/MA, para avaliar e verificar as ações da Comissão Especial de Orientação Jurídica à Comunidade que concorre à premiação na categoria Advocacia. O presidente da Seccional Maranhense, Mário Macieira, participou do encontro entre os membros da Orientação Jurídica à Comunidade e o consultor e manifestou total apoio ao trabalho pioneiro realizado pelo grupo.  

Durante a visita à OAB/MA, Marcelo Lobato quis saber detalhes da atuação da Comissão. “Nosso objetivo é verificar o sucesso do projeto, as dificuldades enfrentadas por quem o executa, a impressão da prática do projeto e se ele está de acordo com o tema estabelecido para este ano que é Desenvolvimento e Cidadania”, explicou.

As perguntas foram respondidas pelo presidente da Orientação Jurídica à Comunidade, Alexandre Cavalcanti, que enfatizou que a idéia de criar a comissão nasceu dentro do Projeto Advogado Cidadão da OAB. Atualmente, o grupo conta com 11 membros e a participação de advogados voluntários que já promoveram três palestras e duas assistências jurídicas em comunidades carentes de São Luís.

A Comissão foi criada no início de 2012 pela OAB/MA para formar parcerias com entidades filantrópicas, escolas, Organizações Não Governamentais e associações comunitárias e ofertar palestras sobre as diversas áreas do Direito. O trabalho do grupo, segundo Alexandre Cavalcanti, é desenvolver um trabalho de formação e conscientização sobre a importância dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Brasileira. Nesse sentido, já foram realizadas palestras na Associação dos Moradores, da Vila Passos; no Centro de Obras Sociais Frei Antônio Sinibaldi, no bairro do São Francisco; e na Associação dos Moradores do Pindaí-Califórnia, no município de Paço do Lumiar.

Com a visita dos consultores, todos os inscritos têm a oportunidade de explicar pessoalmente como funciona seus projetos na  prática e como podem ajudar na desburocratização da justiça brasileira.   Em novembro, toda a avaliação dos consultores será entregue à Comissão Julgadora do Prêmio Innovare formada por 27 membros. O resultado será divulgado no mês de dezembro, na cidade de Brasília.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.