07 Novembro - 2016

Conquista: sala do Advogado é entregue à OAB-MA no Complexo Penitenciário de São Luís

A reinvindicação era antiga por parte da Ordem e, uma vez atendida, vai proporcionar uma base de trabalho para o profissional em advocacia

Advogados criminalistas em atendimento aos detentos do Complexo Penitenciário de São Luís, contam agora com uma infraestrutura adequada para desempenhar seus trabalhos. Foi entregue pela administração da penitenciária, a Sala do Advogado à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão. Mais do que uma comodidade para o profissional em advocacia, a estrutura era uma necessidade antiga. A sala servirá de base aos advogados com serviços essenciais ao dia a dia do profissional.

O governador do Estado, Flávio Dino, e o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, entregaram à diretoria da OAB-MA, a estrutura, onde funcionará a Sala do Advogado e 10 Parlatórios. Estavam presentes, o presidente em exercício da Ordem, Pedro Augusto Souza de Alencar, presidente também da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Diretora-Tesoureira, Deborah Porto Cartagenes, e a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Ana Karolina Carvalho Nunes. “É uma solicitação antiga da OAB-MA sempre reforçada por meio da Comissão de Política Criminal e Direito Penitenciário. Com a instalação da sala, o advogado ganha tempo, já que os serviços colocados à disposição na sala do advogado eliminam etapas como a de não ter que se deslocar para São Luís, por exemplo, para imprimir documentos, além da segurança e privacidade proporcionada pelos Parlatórios”, disse Pedro de Alencar.

Para a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Ana Karolina Nunes Carvalho, a sala do Advogado e o Parlatório vão permitir que o atendimento dos internos por seus representantes seja feito de maneira mais célere e com melhores condições estruturais. “Uma conquista para os advogados que atuam no Complexo Penitenciário”, disse. A sala da OAB-MA e os Parlatórios integram o sistema de Portaria Unificada do Complexo Penitenciário de São Luís, que contempla ainda a Supervisão de Segurança Interna (SSI), salas da Defensoria Pública do Estado e videoconferência.