24 Abril - 2020

CONSELHO ESTADUAL DA JOVEM ADVOCACIA DISCUTE, POR VIDEOCONFERÊNCIA, BENEFÍCIOS PARA A JOVEM ADVOCACIA DURANTE A PANDEMIA

Em reunião realizada por videoconferência, o Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB Maranhão (CEJA) se reuniu no último dia 22/04 para discutir demandas importantes para jovens advogadas e advogados maranhenses no atual cenário de crise provocada pelo novo coronavírus.

Uma das pautas da reunião foi a solicitação à Ordem para a continuidade do desconto na anuidade para a jovem advocacia durante o período de pandemia. "Assim como a diretoria da Seccional Maranhense, o CEJA está atento às garantias dos direitos dos advogados e advogadas em início de carreira, principalmente em momentos que afetam a economia de toda a sociedade”, observou a presidente do CEJA, Mariana Berredo.

Além dessa questão, foi discutida também a possibilidade da realização do Exame de Ordem na Subseção de Caxias. A proposta foi sugerida pela vice-presidente do CEJA, Amanda Glauca, que é da Subseção de Caxias e observou dentre outras questões que Caxias é a terceira Subseção da Ordem e que já possui uma demanda muito grande de estudantes de direito em função da presença de duas grandes faculdades no município.

“Temos uma demanda muito grande aqui em Caxias de estudantes de direito. Nossa solicitação para a realização da prova aqui em nosso município tem a ver com o grande número de bacharéis que se deslocam para São Luís ou Teresina, para a realização da prova. É um pleito importante, que esperamos ser acolhido pela OAB Maranhão”, observou Amanda Glauca.

Por último, os Conselheiros Estaduais da Jovem Advocacia deliberaram sobre um projeto voltado para informar a jovem advocacia, por meio da produção de vídeo curtos e informativos sobre as diversas áreas do direito para as advogadas e advogados em início de carreira.

Atualmente, o Conselho Estadual da Jovem Advocacia é composto por 38 conselheiros que representam diversas partes do Estado e são responsáveis por identificar demandas e apresentar projetos que melhorem as condições de trabalho e garantam a representatividade da Jovem Advocacia.