13 Setembro - 2010

Conselho Federal da OAB decide listas para ministro do STJ

Depois de mais de dez horas, de sessão, o Conselho Federal da OAB definiu, ontem (12/09), os dezoito nomes de advogados que comporão as três listas que serão encaminhadas ao STJ para o o preenchimento das vagas deixadas pelos ministros. Entre os escolhidos, consta um candidato com inscrição na Seccional Maranhense.

Depois de mais de dez horas de sessão, o Conselho Federal da OAB definiu, ontem (domingo, 12/09),os dezoito nomes de advogados que comporão as três listas que serão encaminhadas ao STJ para o o preenchimento das vagas deixadas pelos ministros Antônio de Pádua Ribeiro, Humberto Gomes de Barros e Nilson Naves.

A sessão se iniciou por volta das 9h da manhã, sendo que a parte inicial foi destinada à sabatina dos 41 candidatos, que consistiu na apresentação pelo candidato e na inquiração, feita por um conselheiro sorteado por cada um. Essa primeira fase se encerrou por volta das 19h, quando passou para o momento da votação, sendo que a apuração se deu inicio depois das 20h.

Somente após às 22h,  as listas foram finalizadas de acordo com a ordem de votação. As listas foram compostas da seguinte forma:

1ª Lista - para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Antonio de Pádua Ribeiro: Edson Vieira Abdala, Carlos Alberto Menezes, Márcio Kayatt, Alexandre Honoré Marie Thiollier Filho, Ovídio Martins de Araújo e Antonio Carlos Ferreira.

2ª Lista - para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Humberto Gomes de Barros: Fábio Costa Ferrario de Almeida, Rodrigo Lins e Silva Cândido de Oliveira, Aniello Miranda Aufiero, Sebastião Alves dos Reis Junior, Rogério Magnus Varela Gonçalves e Alde da Costa Santos Junior.

3ª Lista - para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Nilson Naves: Bruno Espiñeira Lemos, Reynaldo Andrade da Silveira, Mário Roberto Pereira de Araújo, Elarmin Miranda, Esdras Dantas de Souza, Ricardo Villas Bôas Cueva.

O Conselho Federal realizou um processo amplamente democrático e primou pela escolha dos nomes mais qualificados, a fim de evitar a rejeição pelo STJ, como ocorreu da vez anterior.

Entre os escolhidos consta um candidato com inscrição na Seccional Maranhense, o advogado Reynaldo Andrade da Silveira, um dos mais votados, tanto que figura em segundo lugar na lista para o preenchimento da vaga do Ministro Nilson Naves.

As Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste têm cinco representantes cada e a região Norte tem dois e a região sul tem um apenas.

Os três conselheiros federais do Maranhão se fizeram presente na sessão, assim como o Presidente da Seccional Mário Macieira, que continuará em Brasília para tratar de outros assuntos de interesse local. O presidente da OAB/MA ressaltou que o processo foi amplamente democrático e que o Conselho Federal priorizou o critério da qualificação profissional dos advogados, que deverá prevalecer a partir  de agora na escolha das listas.