19 Janeiro - 2012

Conselho Federal divulga desempenho das Seccionais no 5º Exame Unificado da Ordem

O Conselho Federal da OAB divulgou os dados finais sobre o desempenho, por Seccional, no 5º Exame Unificado da Ordem. A Seccional maranhense da OAB recebeu, na primeira fase do Exame, 2.129 inscrições de bacharéis de cursos de Direitos formados por universidades e faculdades do Estado. Desse total, 21% obtiveram aprovação final na prova

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou os dados finais sobre o desempenho, por Seccional, no 5º Exame Unificado da Ordem. A Seccional maranhense da OAB recebeu, na primeira fase do Exame, 2.129 inscrições de bacharéis de cursos de Direitos formados por universidades e faculdades do Estado. Desse total, 21% obtiveram aprovação final na prova.

Dos 2.129 inscritos no Maranhão, 2.086 estiveram presentes à 1ª fase do Exame, deste total, 959 foram aprovados. A porcentagem de aprovados na 1ª fase em relação ao número de inscritos foi de 45,97%. Estiveram presentes na 2ª Fase da prova 953 examinandos, deste número, apenas 438 foram aprovados - o que dá a porcentagem, geral, de 21% de aprovados. Apenas um examinando ficou sub judice.

Em números gerais, 108.335 bacharéis em Direito de todo o Brasil se inscreveram no 5º Exame de Ordem da OAB; 106.086 examinandos compareceram à primeira fase do Exame, sendo aprovadas 50.643 pessoas. A porcentagem de aprovados na 1ª fase em relação aos inscritos foi de 47,74%. O número de presentes na 2ª fase foi 50.337. Já o número de aprovados na 2ª fase ficou em 26.010. A porcentagem de aprovados no Exame (geral) ficou na casa dos 24,52%. Os examinandos sub judice totalizaram 69.

No Maranhão, as Instituições de Ensino Superior que se submeteram ao Exame de Ordem foram: Centro Universitário do Maranhão (São Luís); Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (São Luís), Faculdade de Educação Santa Terezinha (Imperatriz); Faculdade de Imperatriz (Imperatriz); Faculdade do Maranhão (São Luís); Faculdade do Vale do Itapecuru (Caxias); Faculdade Santa Terezinha (São Luís); Faculdade São José (Timon); Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (São Luís); Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz) e Universidade Federal do Maranhão (São Luís).

A OAB/MA já realizou o dois encontros com as faculdades de Direito do Maranhão para divulgar o desempenho de cada uma no Exame Nacional da OAB. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino jurídico. O evento é pioneiro entre as seccionais da Ordem no País e, em 2012, será novamente realizado pela Seccional maranhense.