22 Novembro - 2019

CONSELHO SECCIONAL APROVA POR UNANIMIDADE AS CONTAS DE 2018 DA OAB/MA E DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO MARANHÃO (CAAMA)

Conselho Seccional da OAB/MA aprovou, por unanimidade, em sessão realizada na noite desta quinta-feira (21), as contas relativas ao exercício do ano de 2018 da OAB Maranhão e da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão. A relatoria do voto e a apresentação das contas de 2018 ficou a cargo do Conselheiro Seccional, Flávio Henrique de Matos.

Nos últimos três anos, com um trabalhado pautado pela transparência e inovação, a atual gestão reduziu custos, implantou procedimentos, otimizou processos e buscou as melhores propostas financeiras, sem perder a qualidade nos serviços ofertados para a advocacia maranhense, o que oportunizou a realização de um conjunto de trabalhos voltados para o fortalecimento da classe em todo o Estado, por meio da entrega de sete sedes de Subseções, mais de cinquenta Salas da Advocacia e visita do presidente da Seccional à todas as Subseccionais da Ordem, além de diversas Comarcas.

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao conselheiro Seccional Flávio Henrique Matos pela brilhante relatoria e parecer de nossas contas, agradecer também a nossa Conselheira Federal, Deborah Porto Cartágenes, pelo seu brilhante trabalho à frente de nossa Tesouraria na gestão passada. Nós, enquanto dirigentes, enquanto servidores que somos da advocacia, na condição de conselheiros de nossa Seccional, temos trabalhado pela classe, por isso agradeço a todos, em especial, a este Conselho pela aprovação de nossas contas”, afirmou Thiago Diaz.

Os recursos economizados ao longo da primeira gestão do presidente Thiago Diaz foram investidos em benefícios para a classe. Reforma da sede da Seccional, que há 20 anos não recebeu nenhum trabalho de recuperação; entrega de salas da Advocacia tanto na capital, quanto no interior do estado; entrega das sedes em Santa Inês, Bacabal, Pinheiro, Timon, São João dos Patos, Presidente Dutra, realização da Gestão itinerante, caravana das prerrogativas são alguns dos benefícios proporcionais ao longo dos últimos três anos que aproximaram a seccional das Subseções e contribuíram diretamente para o fortalecimento da classe em todo o Maranhão.

“Em quase todas as Subseções foram entregues e reformadas Salas da Advocacia, além de visitas às mais longínquas comarcas do Estado. Pessoalmente, tivemos a gestão itinerante, onde pude de maneira muito rotineira estar perto das colegas e dos colegas podendo assim, trabalhar de maneira mais eficiente e atender os anseios da classe. Sem falar na Caravana de Prerrogativas que percorreu mais de 60 comarcas do estado na defesa da classe”, enfatizou Thiago Diaz

Na área voltada à capacitação, a Ordem, por meio da Escola Superior de Advocacia, organizou cursos nas mais diversas áreas do ensino jurídico, em São Luís e pelas 16 subseções da Ordem. “Investir na capacitação do advogado, é o melhor investimento que tem, e que fizemos nos últimos três anos, pois isso traz retorno para a classe, pois assim, o advogado pode exercer o seu mister, o seu labor de forma mais eficiente”, finalizou Diaz.

CAAMA
Nessa mesma linha de gestão responsável, a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão buscou a saúde financeira da instituição sem reduzir os serviços oferecidos que promovem a saúde e o bem estar do advogado como ampliação de serviços na área médica, campanha de vacinação do H1N1, distribuída em algumas Subseções, plantões de saúde no Fórum e na Justiça do Trabalho, organização de competições esportivas em diversas áreas como o campeonato de futebol, campeonato de futsal, campeonato de basquete e ainda a realização, no ano passado, do V Jogos das Caixas de Assistência dos Nordeste, fortalecendo a união e promovendo o congraçamento da classe.

“Isso faz parte de um trabalho muito bem realizado, muito bem feito pela gestão da OAB e da CAAMA. Essa análise, é uma análise técnica que trabalha com números. Com aquilo que foi realizado em 2018. Isso demonstra que as anuidades estão sendo aplicadas de forma certa e responsável, e isso pode ser visto no dia a dia da advocacia do maranhão”, explicou o presidente da CAAMA, Diego Sá.

Diego Sá reiterou ainda que essa aprovação só reforça a responsabilidade da gestão com a anuidade dos advogados. “Foram inauguradas mais de 50 salas da advocacia, sete novas subseções, além da redução de custos ordinários onde foram aplicadas também em diversas ações da ESA e também em ações da CAAMA. Então, a anuidade da advocacia está sendo utilizada de forma responsável. E essa aprovação de forma unânime só reflete a boa gestão que vem sendo realizada na Caixa nos últimos anos”, finalizou.

Vale ressaltar que mesmo reduzindo o valor da anuidade desde 2016, e sendo a anuidade mais barata paga no Brasil em 2017 e a segunda em 2018, a Ordem trouxe as contas em dia e investiu em melhorias para o dia a dia do advogado.