03 Abril - 2024

CONSELHO SECCIONAL DA OAB/MA CELEBRA OS 92 ANOS DA SECCIONAL MARANHENSE

Uma sessão extraordinária do Conselho Seccional marcará os 92 anos de celebração da OAB/MA. A atividade acontece no próximo dia 04 de abril, às 9h, no plenário da Ordem.

A convocação foi feita pelo Presidente da Ordem Maranhense, Kaio Saraiva, a todos os Conselheiros Seccionais e Federais maranhenses.

“É uma história construída por muitas mãos. Será um momento de celebração e reconhecimento a todos: Conselheiros Estadual e Federais, Presidentes de Subseções e Comissões, TED, ESA, CAAMA para que possamos seguir juntos e ainda mais fortes nesta caminhada”, afirmou o presidente Kaio Saraiva.

A história da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, é pautada pelos anseios da advocacia e pela necessidade da justiça social, da cidadania, dos direitos humanitários e do desenvolvimento. São 09 décadas com 22 presidentes e todo o Conselho dedicados a um trabalho árduo em favor da advocacia e da sociedade com participação decisiva nas principais mudanças políticas e jurídicas que ocorreram no Maranhão e no país. Da criação do Conselho Provisório, em 04 de abril de 1932, até os dias atuais, a OAB/MA passou por diversas fases. Cada qual trouxe a marca da gestão que cada presidente imprimiu.

Surgimento da OAB/MA

A OAB/MA surgiu como resposta aos anseios de uma classe de advogados que estava sedenta por um Brasil no qual a justiça social, a cidadania, os direitos humanitários e o desenvolvimento fossem parte da realidade da nação. Foram esses propósitos e lutas que pavimentaram o fortalecimento da instituição até os dias atuais.

Muitos foram os papéis da OAB/MA: na luta contra a violência no Estado (rebeliões em Pedrinhas, queima e assaltos a ônibus, mediação na greve da Polícia Militar), atuou em prol da sociedade contra a majoração de impostos e distorções em atuações governamentais, atos realizados em todo o território pela redemocratização do país contra a Ditadura, foi ouvida em seus anseios quando da elaboração da Constituição Federal de 1988 e engajou a sociedade civil nos impeachments dos ex-presidentes Fernando Collor e Dilma Rousseff, dentre tantas atividades em favor da advocacia e da sociedade.

Obs: Confira o Edital de Convocação para a Sessão Especial de 92 Anos abaixo.