22 Julho - 2013

Consulta pública por meios eletrônicos à legislação do Estado é tema de reunião entre representantes da OAB/MA e Assembléia Legislativa

A proposta é uma iniciativa da Comissão de Estudos Constitucionais da Seccional Maranhense.

O presidente da OAB-MA, Mário Macieira, acompanhado pelo presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Seccional, Sálvio Dino, e o presidente da Comissão de Advocacia Pública da Seccional e dirigente da Associação dos Procuradores do Maranhão, Daniel Blume, estiveram dia 18, no gabinete do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Arnaldo Melo (PMDB), onde trataram sobre a proposta da Ordem Maranhense que sugere à Assembléia a criação, nos meios eletrônicos, de mecanismos de consulta popular à Legislação Estadual.

A proposta é uma iniciativa da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MA e tem aval da diretoria da Seccional. “Nossa proposta é que haja uma consolidação da Legislação Estadual permitindo um melhor conhecimento da população sobre seus direitos. Queremos também que essa consulta à nossa legislação possa ser feita pelos mecanismos eletrônicos à disposição de todos, como a internet, de forma a melhorar a circulação da informação legislativa no nosso Estado”, explicou Mário Macieira. Segundo Sálvio Dino, a proposta deve criar também uma parceria ente a OAB/MA e a Assembleia Legislativa no sentido de levar ao conhecimento do cidadão os projetos, e conseqüentemente os seus temas, que podem de alguma forma beneficiá-lo.

“O que seria uma forma a mais do cidadão ter acesso ao seu direito, como é o caso de idosos, pessoas com deficiências e outras categorias”, destaca. Por sua vez, Arnaldo Melo afirmou que a Assembléia acolhe com apreço toda as iniciativas de instituições que tratem dos interesses da sociedade como é o caso da OAB/MA e se disse bastante receptivo sobre a proposta sugerida pela Seccional. Já Mário Macieira agradeceu a receptividade e colocou a Ordem Maranhense à disposição do Legislativo Estadual no sentido de participar dos debates e consolidar o conhecimento da população acerca da legislação estadual.

Situação dos procuradores do estado - Na reunião entre os representantes da OAB/MA e da Assembléia Legislativa também foi tratada sobre a situação dos procuradores do Estado cujo quadro atual aponta que 53 vagas de procurador da 3ª Classe (previstas na Lei Complementar n. 20/1994, anexo VI) encontram-se desocupadas o que traz prejuízo à defesa dos interesses do Estado. Além de falar do déficit no número de procuradores, o presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/MA e dirigente da Associação dos Procuradores do Estado, Daniel Blume, relatou as péssimas condições de trabalho vivenciadas pela categoria no prédio da Procuradoria.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.