17 Maio - 2013

Curso “O departamento jurídico interno das empresas” começa segunda-feira, 20/05

Entre os dias 20 a 23 de maio, a OAB/MA, por meio da Escola Superior de Advocacia, transmitirá o telepresencial “O departamento jurídico interno das empresas”. Durante a carga horária do curso os participantes receberam informações sobre a estruturação da área jurídica da empresa e terceirização de serviços. As inscrições podem ser feitas no site da Associação dos Advogados de São Paulo (www.aasp.org.br) e pelo telefone 98 2107-5417.

Na segunda, o telepresencial ficará sobre a coordenação do professor e advogado, Luiz Felipe Amaral Calabró, que abordará a estruturação da área jurídica da empresa e a terceirização de serviços. Organização. Estrutura necessária. Recrutamento e desenvolvimento dos profissionais. Tecnologias utilizadas. Vantagens e desvantagens na terceirização dos serviços. Critérios para terceirização.

Na terça-feira, 21/05, será visto o departamento Jurídico como parceiro de outros departamentos. Conhecimento da empresa; atuação consultiva; o papel do jurídico na definição de estratégias comerciais e de marketing; respostas às demandas de outras áreas; departamento Jurídico na tomada de decisões estratégias pela empresa; sob a coordenação do professor  Arthur Ribeiro Viñau.

Aspectos financeiros do Departamento Jurídico;  gestão do orçamento. Controle das despesas; provisionamento. Gestão de risco; otimização de gastos; metas da empresa e do departamento jurídico serão os temas a serem explorados no dia 22/05, quarta-feira, com o professor e advogado  Sérgio de Britto Pereira Figueira.

No encerramento, dia 23/05os participantes do curso verão temas como: O Projeto do Novo CPC e a rotina das empresas; a rotina do departamento jurídico interno; perspectivas do Novo CPC; as inovações trazidas pelo projeto do Novo CPC e os impactos na atividade da empresa, com o professor Elias Marques de Medeiros Neto.

Os cursos da ESA/MA, por meio do convênio com a AASP, são gratuitos para advogados adimplentes e estagiários com a Carteira da OAB em dia com a Seccional Maranhense. Para os profissionais de outras áreas do conhecimento são cobrados valores bem abaixo do mercado, variando entre R$ 5,00 e R$ 24,00.

Foto: Arquivo