20 Dezembro - 2011

Curso Prático do Projudi oferece oportunidade de capacitação aos advogados

A capacitação digital do advogado, no momento em que o processo é uma realidade irreversível, foi um dos objetivos do curso de Projudi, oferecido pela OAB/MA, por meio da Comissão de Acompanhamento dos Juizados Especiais

A capacitação digital do advogado, no momento em que o processo eletrônico se torna uma realidade irreversível, foi um dos objetivos do Curso Prático do Projudi, cuja primeira turma foi promovida entre os dias 14 e 16/12, em uma das salas da Escola Superior de Advocacia (ESA) pela Comissão de Acompanhamentos dos Juizados Especiais da OAB/MA.

A primeira palestra do curso teve como tema O Processo Digital e seus Números, proferida pelo conselheiro federal pela OAB/MA, Guilherme Zagallo. “A apresentação foi excelente e Dr. Zagallo alertou os advogados presentes que a virtualização do processo judicial é uma realidade irreversível. Por isso mesmo, a importância de a Ordem oferecer um curso sobre o Projudi como forma de oportunizar a capacitação dos nossos colegas advogados que utilizam essa ferramenta”, destacou o presidente da Comissão, Willington Conceição.

Presidente da Comissão de Informática e Estatística do Conselho Federal da OAB, Guilherme Zagallo também abordou o Processo Judicial Eletrônico, sistema que deverá, futuramente, substituir o Projudi e cuja implantação é defendida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Até que essa migração do Projudi para o Processo Judicial Eletrônico aconteça, é necessário que se desmitifique, para os advogados, a utilização das ferramentas do processo eletrônico, que é uma tendência atual no Poder Judiciário”, justifica.

Segundo ele, atualmente e em esfera nacional, há 75 mil advogados com certificações digitais. Além disso, em 2010, cerca de 3 milhões de processos foram movimentados por meio eletrônico. “E isso só tende a aumentar nos próximos anos. A Justiça do Trabalho inaugurou, recentemente, a primeira vara trabalhista a funcionar com o processojudicial eletrônico nacional da Justiça do Trabalho, em Navegantes, Santa Catarina”, informa.

A próxima turma do Curso Prático do Projudi está prevista para fevereiro de 2012. Os interessados podem deixar reservada a vaga no curso. A taxa de inscrição, para advogados adimplentes com a OAB/MA, é de R$ 25,00, com efetivação de pagamento na Tesouraria da Ordem. As vagas são limitadas em 10 advogados por turma.

Foto: Orcenil Jr.