25 Abril - 2013

Diretoria da OAB/MA celebra o ingresso de mais 144 novos advogados nos quadros de inscritos da Seccional Maranhense

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Maranhão, ganhou mais 144 novos advogados. Em noite de gala, a emoção marcou os discursos da Solenidade de Compromisso da OAB/MA, ocorrida na ultima quarta-feira, dia 24, na Fábrika Recepções. Tanto a Diretoria da Seccional Maranhense como os recém-ingressos celebraram as conquistas da profissão e ressaltaram, em suas falas oficiais, o papel do advogado dentro de um Estado democrático de direito.

Os compromissandos adentraram o salão da Fábrika Recepções conduzidos pelo presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Leal, e pelo presidente da Comissão de Inscrição e conselheiro seccional suplente, Roberto Henrique Cavalcante. A leitura do juramento profissional foi feita pelo compromissando, Francisco Vinicius Sodré Santos, devidamente acompanhado pelos demais.

O discurso de saudação e boas-vindas aos novos advogados foi proferido pelo secretário geral adjunto da OAB/MA, Ulisses Cesar Martins, que iniciou dizendo que o “auditório estava cheio de bons advogados e a sociedade, de parabéns por isso”. E complementou: “Sei que todos saberão honrar devidamente a nossa Seccional”, afirmou.

A nova advogada Renata Lima falou em nome dos colegas. “Temos em nossa época, fatos que nos tiram o sono, a paz, são os cenários dos sofrimentos humanos. O que precisamos refletir é como tornar o advogado um meio de mudança desses cenários e das realidades que tanto nos entristece. Então, que sejamos essa mudança e que busquemos a transformação da sociedade”, afirmou.

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, foi a último a discursar e iniciou saudando os novos advogados e parabenizando os familiares pela conquista. Os recém-ingressos na Seccional Maranhense também foram convidados a participar da programação de boas-vindas preparada pela Ordem Maranhense, por meio da Comissão de Jovens Advogados, e que inclui o Projeto Quinta Jurídica que traz  a São Luís o advogado e professor universitário, Ruy Samuel Espindola, que fará a palestra “Combate à Improbidade e Segurança Jurídica: o Papel da advocacia e as exigências do devido processo legal”. A apresentação acontece às 19h, no auditório da OAB/MA, e ao final serão entregues os certificados de participação no evento.

Neste mesmo dia, os novos advogados ainda participam da Festa Sou(l) da Ordem, que acontece a partir das 22h, no Bar Excadaria, Projeto Reviver, e terá como atração a Banda Zero Hum. A entrada é franca para o (a) compromissando (a) e mais um (a) acompanhante e também para os demais advogados que apresentarem a Carteira da OAB.

Tanto a Solenidade de Compromisso como a programação de boas-vindas foram celebradas pela nova advogada Samara Gracielle Lima Dourado, de Presidente Dutra. “Estou muito feliz. Até porque tive que parar os estudos para ter minha filha e retornei depois com foco para terminar o curso e passar no Exame de Ordem, agora é só me preparar para os desafios da carreira de advogada”, destacou.

A Solenidade de Compromisso da OAB/MA contou com a presença do conselheiro federal pelo Maranhão e diretor da Escola Superior de Advocacia – ESA, Rodrigo Lago; da conselheira Seccional e presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, Ananda Teresa Farias de Sousa; do diretor em exercício da ESA, Alexsandro Rahbani, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão – CAA/MA, Gérson Nascimento, e do desembargador e diretor da Escola Superior da Magistratura, Marcelo Carvalho.