08 Julho - 2010

Diretoria do Conselho Regional da Contabilidade propõe parceria com OAB/MA

A presidente em exercício da OAB/MA, Valéria Lauande, recebeu na tarde de ontem (07/7) a visita de membros da diretoria do Conselho Regional de Contabilidade. O objetivo do encontro foi propor à Seccional um convênio visando estimular a responsabilidade dos advogados e contabilistas em relação à transparência das prestações de contas eleitorais

A presidente em exercício da OAB/MA, Valéria Lauande, recebeu na tarde de ontem (07/7) a visita de membros da diretoria do Conselho Regional de Contabilidade, entre eles, o presidente da entidade, Heraldo de Jesus Campelo, presidente, os conselheiros Waldir Costa Pires, João Pinheiro de Araújo Júnior, Radamesse dos Santos Bezerra, Antônio das Graças Alves Ferreira, Eulália das Neves Ferreira, coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, o conselheiro federal do Conselho Federal de Contabilidade, José Wagner Rabelo Mesquita.

O objetivo do encontro foi propor à Seccional maranhense da Ordem dos Advogados um convênio, similar ao firmado entre o Conselho Federal de Contabilidade e a OAB Nacional, visando estimular a responsabilidade dos advogados e contabilistas em relação à transparência das prestações de contas eleitorais dos candidatos à Presidência da República, aos governos estaduais e aos cargos de deputado federal e estadual. Entre as cláusulas do Protocolo de Intenções firmado entre o Conselho Federal da OAB e o Conselho Federal de Contabilidade está o incentivo ao engajamento, de forma organizada, dos advogados e contabilistas nas ações preventivas para que sejam obtidos os melhores resultados nas prestações de contas das eleições 2010.

A presidente em exercício da OAB/MA, Valéria Lauande, citou a declaração de bens dos candidatos aos cargos eletivos como um dos motivos para impugnação de candidaturas, nos casos de displicência ou má fé na apresentação do documento. Ela sugeriu aos membros do Conselho Regional de Contabilidade uma campanha educativa sobre a necessidade da correta prestação de contas no processo eleitoral. A comitiva considerou a necessidade de um novo encontro para a redefinição das cláusulas do convênio com a OAB/MA, adaptando-o à realidade do processo eleitoral do Maranhão. “Ações como esta têm um objetivo claro, que é a construção de um País melhor”, destacou Valéria Lauande.