18 Agosto - 2016

DOAÇÃO DE SANGUE CONTINUA HOJE (18) NA OAB-MA

Parceria entre o Hemomar e a Seccional Maranhense, por meio da Comissão de Direito à Saúde, transformou a sede da Ordem em posto de coleta de sangue

Durante dois dias, a sala da Escola Superior de Advocacia da OAB-MA foi transformada em uma unidade de coleta de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A ação, que  foi resultado de parceria entre a Comissão de Direito à Saúde da Ordem e do Hemomar, teve por objetivo envolver os profissionais em advocacia no desafio de ajudar a manter os estoques de sangue do Centro abastecidos. Vários advogados, funcionários da OAB-MA e voluntários da comunidade participaram da campanha

A atividade integra a programação em Comemoração ao mês do Advogado da OAB-MA. Duas ações direcionadas à comunidade foram realizadas esta semana. A audiência pública sobre o Limite do Uso da Internet Fixa, organizada pela Comissão de Direito do Consumidor, e a Campanha “Doe Sangue. Defenda a Vida”.

Para Valma Costa , coordenadora da Coleta Externa da Hemomar “a parceria com a OAB-MA é importante pois aumenta o número de voluntários. Hoje ainda temos um número de doadores muito pequeno em comparação a quantidade de pessoas que necessitam de sangue”, explicou. O presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB-MA, Hélio Maia, explicou que um trabalho de conscientização junto à classe foi realizado previamente para que a campanha tivesse um maior número possível de adeptos. “É importante à contribuição e solidariedade de todos para a manutenção dos estoques de sangue no Hemomar”, enfatizou Hélio.

A comercialização de sangue é vedada mediante a Lei 10.205, de 23 de março de 2001. Portanto, é necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários para manter os estoques nos hemocentros dentro do padrão desejado. Hoje, o país conta com 1,8% de doadores. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doem regularmente.