13 Dezembro - 2010

Economista realiza palestra promovida em parceria com OABPrev e BMF&BOVESPA

A economista Tércia Bispo Rocha, pós-graduada em Mercado de Capitais pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EGPE/FGV) realizou, na manhã desta segunda-feira (13/12), uma palestra com o tema EDUCAR Máster-Educação Financeira, na sede da OAB/MA, no Calhau.

A economista Tércia Bispo Rocha, pós-graduada em Mercado de Capitais pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EGPE/FGV) ) e em Gestão de Projetos pela Escola Politécnica (POLI/USP) da Universidade de São Paulo realizou, na manhã desta segunda-feira (13/12), uma palestra com o tema EDUCAR Máster-Educação Financeira, na sede da OAB/MA, no Calhau. O evento faz parte do projeto OAB na Bolsa, desenvolvido pelas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil.

A atividade resultou da parceria entre a CAA (Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão) e OAB/MA com a OABPrev e a BMF&BOVESPA. Compuseram a mesa: o presidente da OAB/MA, Mário Macieira; o presidente da CAA/MA, Gerson Silva Nascimento; o diretor-presidente da OABPrev-MG, Roberto Dias Perecini e a palestrante convidada, Tércia Bispo.

Com linguagem simples e focada em dicas eficientes, Tércia mencionou a relevância da educação financeira para o bem-estar de cada um. Saber lidar com a renda mensal, seja para programar despesas ou investir, adequadamente, foi ponto recorrente em sua apresentação. “Medidas como poupar 10% do salário, prever as despesas fixas, variáveis, extraordinárias e até mesmo de lazer auxiliam, sensivelmente, para não incorrermos em dívidas e garantirmos uma aposentadoria segura”, analisou.

O crescimento da expectativa de vida da população também foi destaque: “Não podemos esquecer que devemos economizar para garantir a qualidade de vida nos anos que seguirão, após a aposentadoria. Devemos contabilizar os gastos, proporcionalmente ao tempo que permaneceremos vivos”, alertou.

Plano de Previdência Complementar dos Advogados - Sobre o funcionamento do OABPrev, Mário Macieira mostrou-se otimista: “Ele tem dado certo em todo o Brasil, com o que há de melhor no mercado e de forma menos onerosa”, afirmou. Roberto Perecini acrescentou que existem cerca de 52.000 advogados participando do Plano, o que significa dizer que há uma movimentação financeira anual de, em média, R$ 400 mi. “A tendência é essa participação aumentar”, garantiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.