03 Outubro - 2014

Eleições 2014: Diretoria da OAB/MA é convidada pelo presidente do TRE-MA a acompanhar abertura das urnas

A votação terá início às 8h e término às 17h

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Maranhão, recebeu convite do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado – TRE/MA, desembargador Froz Sobrinho, para acompanhar a abertura das urnas e o desenrolar da votação das Eleições 2014 que acontece no domingo, 05 de outubro.

A votação terá início às 8h e término às 17h. O pleito de 2014 vai eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Havendo necessidade de segundo turno para os cargos executivos uma nova eleição acontecerá no dia 26 de outubro.

Advogados e eleitores

A Diretoria da OAB/MA também trabalha com a possibilidade de montar uma espécie de comitê com advogados voluntários na sede da Seccional para atender profissionais de Direito e eleitores durante o domingo de votação. “Na última reunião do Conselho Seccional foi indicada a idéia de se criar tipo um QG de advogados para receber denúncias e fazer orientações”, explica o presidente Mário Macieira.

O dirigente esclarece ainda que a atuação da OAB/MA não será de fiscalização. “Essa função é dos partidos. O nosso trabalho será de observação, de acompanhamento do processo eleitoral”, afirma.

Vale lembrar que, em julho de 2014, a Ordem dos Advogados do Brasil, em parceria com a CNBB, lançou a campanha “Voto Não Tem Preço, Voto Tem Consequências” que tem como objetivo conscientizar os eleitores sobre a importância das eleições gerais e coibir práticas antidemocráticas, como a corrupção eleitoral, a compra de votos e o abuso de poder político e econômico.