01 Julho - 2013

Em reunião na OAB/MA, participantes de manifestação relatam casos de violência policial

Manifestantes relataram que a ação da polícia contra eles foi violenta mesmo durante as manifestações pacíficas

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 27, na sede da OAB/MA, participantes de manifestações populares realizadas em São Luís nos últimos dias, relataram os casos de agressão por parte de policiais militares de que teriam sido vítimas. O anúncio de que a Seccional Maranhense colocaria a entidade à disposição dos manifestantes foi feito na última terça-feira pelo presidente da Ordem, Mário Macieira. Na ocasião, o dirigente disse que será pedida ao Ministério Público e às Corregedorias das Polícias Civil e Militar a punição dos envolvidos nos casos de violência. O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Silva.

Durante a reunião, os manifestantes relataram que a ação da polícia contra eles foi violenta mesmo durante as manifestações pacíficas. Foi o caso do funcionário público Thalles Souza. Ele contou que estava a serviço durante uma das manifestações quando foi surpreendido pela ação violenta de um policial militar. “Fui agredido pela polícia e ainda estou tendo que responder por crime de desacato à autoridade”, contou. Os demais relatos da reunião seguiram na mesma linha. Estudantes que participavam das manifestações também relataram terem sido vítima de agressão policial.

Atualmente, a OAB/MA acompanha oito casos envolvendo manifestantes que se dizem de vítimas de truculência policial. O presidente da OAB/MA disse que a Seccional Maranhense é contra qualquer tipo de violência. Aqueles que desejaram denunciar casos de violência policial poderão entrar em contato com a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA pelo telefone 98 2107-5429 ou procurar a sede da Seccional Maranhense, no bairro do Calhau.

Foto: Handson Chagas

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.