08 Abril - 2013

Em sessão extraordinária, Conselho julga recursos de candidatos ao Quinto Constitucional

Por maioria dos votos, conselheiros decidem pela manutenção da candidatura de Daniel Leite, mas mantêm indeferidas as de Samir Murad e Walney Oliveira

Os conselheiros da OAB/MA decidiram, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 3, pela manutenção da candidatura do advogado Daniel Leite, mas não deram provimento ao recurso dos advogados Samir Murad e Walney Oliveira para que possam concorrer a uma vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão pelo Quinto Constitucional.  As decisões foram por maioria do voto dos conselheiros.

O relator dos processos foi o conselheiro seccional Ewerton Pacheco, que votou pela manutenção do indeferimento das candidaturas de Samir Murad e Walney de Oliveira e pelo provimento ao recurso do candidato Daniel Leite pela confirmação de sua candidatura. O voto do relator foi acompanhado pela maioria dos conselheiros. No caso do advogado Daniel Leite, cuja situação se assemelhava à do advogado Walney de Oliveira, o candidato conseguiu comprovar o exercício da advocacia nos últimos 10 anos. Já o advogado Samir Murad teve a sua inscrição indeferida pelo grau de parentesco com a governadora do Estado, Roseana Sarney, o que caracteriza nepotismo, prática vedada para concorrer a uma vaga na Corte máxima da Justiça maranhense.

A decisão desta quarta-feira ainda cabe recurso ao Conselho Federal. Ao final da sessão, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, informou que o resultado será publicado para ciência dos candidatos que terão 15 dias, a contar da data da publicação, para recorrerem da decisão. Atualmente, dos 20 candidatos inscritos à vaga de Desembargador, 18 tiveram suas inscrições deferidas.

Em abril de 2012, o Tribunal de Justiça do Estado enviou à diretoria da OAB/MA comunicado sobre a existência da vaga pelo critério do Quinto Constitucional. Prontamente, a Seccional abriu processo seletivo de formação da lista sêxtupla para escolha. No total, 20 profissionais da advocacia maranhense se inscreveram.

O edital com o resultado da apreciação das candidaturas dos advogados à vaga do quinto constitucional foi lançado em agosto de 2012. Todas as inscrições foram deferidas, com exceção das candidaturas dos advogados Samir Jorge Murad, Daniel de Faria Jerônimo Leite e Walney de Abreu Oliveira, cujos recursos foram apreciados nesta quarta-feira.

O Quinto Constitucional é previsto no artigo 94 da Constituição da República Federativa do Brasil, sendo um dispositivo que prevê que 1/5 (um quinto) dos membros de determinados tribunais brasileiros - quais sejam Tribunais de Justiça estaduais, do Distrito Federal, dos Territórios (TRF, TST, TRT) sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público.

A vaga destinada à OAB/MA, pelo Quinto Constitucional, deverá ser ocupada após elaboração da lista sêxtupla pela Seccional Maranhense e encaminhada ao Tribunal de Justiça do Maranhão para composição da lista tríplice a ser encaminhada à governadora do Estado a quem compete escolher o próximo Desembargador.

Foto: Handson Chagas