26 Setembro - 2016

ENCERRADA A VI JORNADA BRASILCON 25+ PROMOVIDA PELA OAB-MA E O INSTITUTO BRASILCON

Os avanços e novas perspectivas do Código de Defesa do Consumidor e os desafios da sociedade de consumo foram as principais temáticas debatidas ao longo do evento

Após dois dias de exposições e debates a VI Jornada Brasilcon 25+ realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), em parceria com o BRASILCON - Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), chegou ao final. A certeza é de que avanços significativos foram conquistados ao longo destes 26 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas que novas conquistas precisam ser efetivadas a cada dia, haja vista vive-se hoje uma nova realidade nas relações de consumo.

O avanço do comércio eletrônico, a necessidade de se desenvolver um consumo sustentável, a preocupação com os superendividados, o avanço do consumismo sobre as crianças por meio da publicidade, dentre outros temas pautaram as palestras ministradas por renomados advogados e atores do direito do consumidor que foram unânimes em alertar para a necessidade de um processo educativo da nossa sociedade, voltado para o consumo responsável e com a preocupação das gerações futuras.

“Oportunizar aos advogados maranhenses e aos futuros advogados a chance de debater o Código de Defesa do Consumidor e seus desafios com renomados palestrantes, é uma das formas que a OAB Maranhão tem trabalhado para o fortalecimento e qualificação da classe no Estado”, afirmou Thiago Diaz, presidente da OAB Maranhão.

Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Hugo Passos, a jornada cumpriu o seu papel na medida em que promoveu debates tão importantes. “Promover reflexões sobre os desafios da sociedade de consumo após 26 anos do Código de Defesa do Consumidor, reflete claramente a atenção da OAB sob temas importantes para a sociedade, como o Superendividamento, o comércio eletrônico, o consumo sustentável”, afirmou Hugo Passos. Ele enfatiza ainda a importância do evento para a população maranhense. “Desse modo, a Jornada BrasilCon OAB Maranhão mais uma vez presta relevantes serviços à sociedade civil maranhense disseminando conhecimento e promovendo reflexões de grande importância no cenário atual das relações de consumo”, finalizou ele.

Com o encerramento da VI Jornada Brasilcon 25+ ficou evidente que há uma história na sociedade brasileira, antes e depois do CDC. E que ele trouxe impactos muito mais positivo do que negativo nas chamadas relações consumeristas.

A Jornada Brasilcon será realizada no próximo dia 28 de setembro, em Imperatriz, no auditório da Subseção. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Escola Superior de Advocacia (ESA). Para profissionais e estudantes, o investimento será de R$ 50,00 e R$ 25,00, respectivamente. A carga horária do evento é de 6h/aula.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.