28 Novembro - 2014

Ensino jurídico no Maranhão é tema de reunião conjunta na OAB/MA

Participantes definiram a realização de dois seminários sobre o tema no primeiro semestre do próximo ano

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão, por meio das comissões de Ensino Jurídico e de Exame de Ordem e Estágio, realizaram nesta quinta-feira, 27, reunião conjunta com representantes de instituições de ensino de diversas cidades maranhenses para debater sobre a qualidade dos cursos jurídicos em funcionamento no estado. O alto índice de reprovação no Exame de Ordem e o novo marco regulatório do ensino jurídico foram os principais temas em discussão. Dois seminários, um em São Luís, e outro na região tocantina, serão realizados no primeiro semestre do próximo para aprofundar o debate.

O presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Adriano Jorge Campos, explicou que o objetivo do encontro foi, em um primeiro momento, fazer um relato sobre o andamento da discussão acerca do novo marco regulatório do ensino jurídico, tema de audiência pública realizada pela OAB/MA em julho de 2013, cujas propostas serão analisadas pelo MEC. "O marco regulatório é um momento extremamente importante, pois é com base nele que se pretende promover a melhoria do ensino jurídico em todo o país", completou.

Adriano Campos disse, ainda, que o encontro serviu para que participantes pudessem refletir sobre os resultados mais recentes do Exame de Ordem, que tem alcançados índices alarmantes de reprovação. O Maranhão, por exemplo, tem alternado entre última e penúltima posição entre os estados com maior número de reprovados no teste. "Também nos preocupam a forma de acesso ao curso jurídico e a qualidade do ensino ofertado", acrescentou.

A presidente da Comissão Permanente Exame de Ordem e Estágio, Ananda Teresa Farias Sousa, disse que a situação tem preocupado muito a OAB, que muitas vezes passa como vilã da história. "O Exame de Ordem é determinação legal, a OAB presta um serviço à sociedade ao colocar no mercado profissionais preparados e o demonstrem logrando êxito nas provas de verificação de conhecimentos jurídicos", explicou. Segundo ela, o encontro da tarde desta quinta-feira teve por objetivo esclarecer a posição da Seccional e, ao mesmo tempo, reforçar o empenho da entidade para garantir a qualidade do ensino jurídico no estado.

Foto: Núcleo de Comunicação