26 Dezembro - 2011

Entrevista com presidente da OAB/MA é destaque em capa de jornal

O presidente da OAB/MA foi destaque na capa da edição do domingo (25/12) no Jornal Pequeno, numa entrevista exclusiva, em que fez uma retrospectiva das ações da entidade em 2011, muitas delas resultando em polêmicas e com forte repercussão na mídia local e nacional, tais como as ações diretas de inconstitucionalidade (ADINs) contra o aumento na taxa do IPTU, contra a chamada “PEC da Bengala” e a “estadualização” da Fundação José Sarney, além da intermediação da negociação entre o Governo do Estado e os Policiais e Bombeiros Militares.  Na entrevista, Macieira explica que tal atuação “transcende os limites da representação da classe dos Advogados, a dimensão corporativa da OAB” e visa ao interesse público, a favor da sociedade. E destaca ainda que a independência da Ordem é fundamental para tais enfrentamentos. “Nós, não tergiversamos sobre esse ponto”, afirmou.

Outros aspectos são sublinhados pelo presidente, entre eles, o alto preço pessoal pago pelos membros da OAB/MA. “Não é fácil enfrentar tantas questões polêmicas. Nós, diretores e conselheiros da Ordem pagamos, às vezes, um elevado preço, inclusive pessoal, familiar. Porém, acima de qualquer outra coisa está a OAB, nossas finalidades institucionais, nosso compromisso com o Estado de Direito”, afirmou á reportagem.

Sobre a atuação da Seccional em defesa da Constituição e do respectivo Estado Democrático de Direito, considerando os enfrentamentos embutidos na referida missão institucional, ele explicou: “Numa democracia que mereça esse nome, o poder é limitado e submetido à Constituição e às leis. Os indivíduos, os cidadãos e o povo são os destinatários dessa proteção. Proteção contra aumento imoderado dos tributos, contra o aparelhamento do Estado para interesses particulares; proteção contra favoritismos ou perseguições”.

Confirma a entrevista na íntegra, acessando o link: