12 Dezembro - 2016

ESA/OAB-MA ADERE A CAMPANHA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DO ADVOGADO PROFESSOR

A Escola Superior de Advocacia da OAB Maranhão participa da Campanha Nacional da ENA de “valorização do advogado professor”, que será lançada dia 13 de dezembro, na sede da OAB Maranhão. Idealizada pela Escola Nacional de Advocacia (ENA) com apoio do Conselho Federal e das Seccionais, a campanha objetiva destacar a importância deste profissional que dedica tempo e talento às duas profissões.

Para o Diretor Geral da ESA, João Batista Ericeira, ser advogado e professor só engrandece as duas profissões. “Ser advogado e professor é algo formidável. São duas profissões que engrandecem o ser humano pois trabalham diariamente com questões tão essenciais da sociedade, como a defesa do direito e a educação. Para mim, esta campanha vem dar o devido reconhecimento àqueles que atuam nas duas áreas”, disse.

A Diretora Executiva da ESA, Lilianne Furtado, afirma que "a campanha tem grande relevância no âmbito jurídico, contribuindo para a valorização de uma nuance da advocacia, que é a crescente vertente do advogado que atua como professor, o que, por consequência, elevará a qualidade do ensino jurídico no Maranhão e no país, já que a campanha tem abrangência nacional"

A campanha conta com várias mensagens de apoio para serem utilizadas nas mais variadas plataformas "on-line". Entre as mensagens propostas pela campanha estão “advogado professor vale por dois”, “quando a teoria encontra a prática, todos ganham”, “um profissional que vale por dois, vale muito mais”, “aprende mais quem aprende com quem faz”, “aprender com quem faz vale conhecimento em dobro”, entre outros.

Poste nas suas redes sociais a hashtag #AdvogadoProfessorValePor2 e demonstre todo o seu carinho e admiração por aquele que te ensina a ser um estudante mais preparado e um profissional mais completo.

Lançamento do Livro

Durante o evento da Campanha ocorrerá também o lançamento do livro “O Direito Privado na Administração Pública”, de autoria do advogado Guilherme Carvalho de Sousa. O livro partiu do pressuposto de que se faz possível – e necessária – a utilização de normas e institutos típicos do Direito Privado para o desempenho da função administrativa, mas, aliada a essa necessidade, faz ressalvas quanto à forma e aos limites de utilização, com base em uma reserva constitucional do Direito Administrativo.

A utilização do Direito Privado pela Administração Pública tem sido cada vez mais frequente, o que se dá, ordinariamente, em busca da eficiência administrativa, bem como diante do imperativo de satisfação das necessidades públicas de forma mais célere. Trata-se, contudo, de um tema espinhoso ao Direito Administrativo e, ao mesmo tempo, polêmico, haja vista que não existe uma linha clara quanto à correta utilização de institutos de caráter privado pela Administração Pública.

Evento: Lançamento da Campanha “Valorização do Advogado Professor” e lançamento do livro “O Direito Privado na Administração Pública”,

Quando: 13 de dezembro

Local: OAB Maranhão