20 Junho - 2024

Gonçalves Dias terá Sessão Solene no CFOAB pelo bicentenário do seu nascimento

O advogado, poeta, escritor e maior romancista brasileiro terá Sessão Solene no Conselho Federal da OAB/MA. A solicitação partiu do Conselheiro Federal, Daniel Blume, e foi reforçada pela relatoria da Conselheira Federal, Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes. A homenagem será realizada em breve e tem como reconhecimento o bicentenário de nascimento do poeta, celebrado em 2023.

“Para a advocacia, Gonçalves Dias é uma inspiração como pessoa e como profissional pelas causas defendidas e como de maneira tão sensível e poética conduziu os desafios que teve que enfrentar”, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

“Gonçalves Dias representa a classe advocatícia pelo comprometimento com a profissão, que começou desde cedo ainda na Universidade de Coimbra, quando superou as dificuldades financeiras para se formar, o que acontece com a vida de centenas de jovens advogadas e advogados atualmente”, afirmou o Conselheiro Federal, Daniel Blume.

Reconhecimento da OAB/MA

Em agosto de 2023, a OAB/MA reconheceu oficialmente o maior romancista brasileiro como advogado. Documentos, que comprovam a atuação do também escritor e jornalista e profissional da advocacia, foram encontrados nos arquivos do Tribunal de Justiça do Maranhão e entregues para o acervo da Fundação da Biblioteca Nacional. Na solenidade estavam presentes: Conselheiros Seccionais, Federais, a advocacia representantes do sistema de Justiça e das academias de Literatura do Maranhão.