21 Maio - 2015

I Conferência Nacional da Mulher Advogada é aberta em Alagoas

Presente ao evento, a conselheira federal pelo Maranhão, Valéria Lauande, presidirá painel sobre as inovações no processo

Foi aberta na manhã desta quinta-feira, 21, em Maceió (AL) a I Conferência Nacional da Mulher Advogada. O evento conta com a participação de mais de 900 advogadas e estudantes de Direito. Serão dois dias de debates sobre temas relacionados aos desafios da advocacia contemporânea feminina. Durante a abertura foi exibido o documentário “Emancipação das Mulheres: uma Construção Conceitual”, que trata das conquistas das mulheres em espaços públicos de poder.

“A OAB, após 85 anos de existência, dá as boas vindas, abre as portas e conclama às advogadas do Brasil para que sejam protagonistas da história”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ao declarar aberta a Conferência. “Temos no Brasil 405 mil advogadas inscritas na OAB, praticamente a metade de 875 mil advogados brasileiros. Quantitativa e qualitativamente, a advocacia é mais forte e valorizada porque tem no seu seio esse contingente de colegas advogadas em todo território nacional”, completou.

Ao fazer o discurso de abertura, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Fernanda Marinela, comparou que a luta por mais mulheres na OAB à queima das caravelas pelos astecas quando os espanhóis foram ocupar suas terras na região do México. “Hoje pode-se dizer que nós mulheres estamos queimando as nossas caravelas”, disse.

Marinela destacou que as mulheres advogadas têm responsabilidade, pois estão na linha de frente dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e outros.  “Temos uma responsabilidade maior, pois temos a consciência da norma, da lei e da justiça. A resposta de hoje deve significar perguntas às futuras gerações. Estamos vivendo o nascimento do movimento Mais Mulheres na OAB”, destacou. Ela também ressaltou a importância de mais participação feminina na política. “Somos 52% do eleitorado nacional”.

O presidente da seccional alagoana, Thiago Bonfim, destacou o provimento que foi alterado e passou a exigir 30% das mulheres na composição das chapas. “Os 30 % de gênero na composição das chapas têm uma importância histórica”, disse. Ele elogiou a gestão de Marcus Vinicius e lembrou que o “sucesso da Conferência se deve ao apoio incondicional do presidente da OAB”. Thiago encerrou destacando o trecho da música de Benito de Paula, “mulher brasileira em primeiro lugar”.

Presente ao encontro, a conselheira federal pelo Maranhão e presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do CFOAB, Valéria Lauande, presidirá a mesa sobre “Aspectos relevantes sobre as inovações no processo”

Programação abaixo:

Quinta-feira - 21 de maio

9h - Abertura

10h - Palestras de Abertura

Cármen Lúcia Antunes Rocha (Ministra do Supremo Tribunal Federal - STF)*

Maria Elizabeth Teixeira (Presidenta do Superior Tribunal Militar - STM)

12h – Intervalo para o almoço

14h / 16h - Painel 1 – Aspectos relevantes sobre as inovações no processo

Presidente: Valéria Lauande (Conselheira Federal da OAB/MA)

Secretária: Karoline Mafra (Tesoureira da OAB/AL)

Palestrantes