17 Março - 2023

I SESSÃO DE 2023: CEJA APROVA QUATRO PROJETOS PARA FORTALECIMENTO DA JOVEM ADVOCACIA DE TODO O ESTADO

Com a presença de representantes da diretoria da OAB/MA, conselho federal, comissões e conselheiros das mais diversas Subseções do estado, foi realizada a primeira sessão do Conselho Estadual da Jovem Advocacia do ano de 2023. A programação aconteceu ao longo de todo o dia 16 de março, no hotel Stop Way.

Durante a sessão, a palavra de Ordem foi construir um trabalho ainda mais próximo de cada jovem advogada e advogado maranhense, fazendo com que essa parte da classe tenha voz e vez em todos os espaços.

Ao todo, foram aprovados quatro projetos importantes: projeto “Meu Escritório”, projeto “OAB mais próxima de você”, questionário nacional para saber as principais demandas da jovem advocacia e o projeto de disseminação de conhecimento por meio da gravação de vídeos.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, reafirmou “o compromisso com a advocacia e a necessidade de todos estarem disponíveis para servirem a instituição em busca de melhorias para a classe”, discursou.

A presidente do CEJA, Antonia Leonida, que milita na região do Munim, falou sobre a importância do Conselho dar continuidade às conquistas obtidas no ano passado e ter uma atuação ainda mais dinâmica e participativa na Ordem, nas Subseções e no desenvolvimento de trabalhos que impactam não só a advocacia que integra o dia a dia da OAB, mas, também, os profissionais que estão fora do cotidiano da Seccional. “Vamos trazer executividade aos projetos iniciados em 2022 e, a partir da escuta, diálogo e conhecimento das principais demandas da classe, trabalharemos para levar ainda mais melhorias à jovem advocacia de todo o estado”, afirmou.

Para que esses projetos se concretizem, além do apoio da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), o CEJA conta com a participação dos conselheiros de cada região do estado. “Deliberamos pautas importantíssimas para a jovem advocacia, dentre elas, o projeto OAB mais perto de você, que auxiliará o ingresso do jovem advogado ao mercado de trabalho”, explicou o conselheiro estadual da jovem advocacia pela Subseção Caxias, Antonio Melo Júnior.

Os conselheiros Ana Gabriela Damaceno Fucina, Crystian Felipe e Amanda Dias, representantes das Subseções Balsas, Chapadinha e Pedreiras, respectivamente, também expressaram a relevância da sessão para o crescimento da jovem advocacia em suas respectivas regiões.

A sessão deu destaque ao fato de que, para que todas as demandas da jovem advocacia sejam atendidas, é preciso chegar à causa do problema e não esperar que a consequência se instale. Para isso, é importante que se tenha um diagnóstico das principais necessidades. Estas necessidades serão observadas no questionário nacional, um dos projetos aprovados.

Ainda no encontro, os conselheiros acompanharam a palestra sobre a importância do papel desempenhado por cada um deles no CEJA, ministrada pelo presidente da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/MA, Marco Aurélio; e uma palestra sobre as principais funções do Tribunal de Ética e Disciplina (TED/MA), ministrada pela membra do TED e presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Raquel Furtado.