15 Março - 2016

Jornal O Fórum traz resultados alcançados pela Diretoria da OAB/MA

Em circulação, o periódico trouxe as atividades de vários setores da Ordem

O jornal O Fórum, periódico da OAB/MA, já circula pelo meio advocatício.  Nesta primeira e última edição do veículo, os leitores podem acompanhar os resultados alcançados nos primeiros meses da nova diretoria da OAB/MA, que tem à frente o advogado Thiago Diaz.

O jornal dará espaço a uma Revista bimestral que contemple um número maior de informações e ações, já que o número de páginas será maior. O objetivo é apresentar ao público um material com layout diferente, mais atrativo e com editorias que abordem temáticas ainda mais variadas e de interesse da classe advocatícia.

Entre os temas em destaque no Fórum: Semana da Mulher, Itinerância da OAB/MA, Trabalhos da CAA/MA, Ações da ESA, Resultados da nova gestão entre outros assuntos.

Confira o texto de apresentação redigido pelo presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

São somente dois meses de gestão. Aceitamos o desafio de conduzir a OAB/MA a um novo caminho, muito inclinado por sinal, diariamente escalamos montanhas, cercadas de precipícios. Os dias têm sido ousados, de luta, incansáveis, mas, acima de tudo, prazerosos. Nossa diretoria e equipe “não têm a alma pequena”, invocando o eterno poeta Fernando Pessoa, e reconheço o trabalho de todos aqueles, advogados e advogadas, que se dedicam na construção de algo grandioso, fundamentado em uma gestão compartilhada e participativa.

Respeitamos a escolha de cada profissional em advocacia do Maranhão. E, ao bater o cansaço e algumas vezes o desespero (somos humanos), recordarmos nosso juramento no ato da posse solene; somos guardiões das verdadeiras aspirações do advogado e defensores de suas garantias. É por meio do exercício da nossa profissão que protegemos o cidadão contra o arbítrio e as injustiças. Somos, como bem enfatizou o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, o profissional das liberdades; nosso ofício é o combate às iniquidades; nosso dever, a proteção da pessoa humana. A valorização do advogado é indispensável ao fortalecimento do cidadão.

A oportunidade de construir um novo futuro nos foi dada. Estamos aproveitando. O tempo é curto e a história exige que construamos um legado em respeito a quem representamos. E já temos ações para contar; redução da anuidade, reajuste na tabela de honorários do advogado; retorno ao diálogo institucional com os três Poderes; qualidade da informação na Justiça do Trabalho, acesso à informação com a utilização de meios virtuais, itinerância pelas 15 subseções da OAB/MA no interior do Estado, luta pela fixação do piso ético salarial do advogado maranhense, forte atuação das comissões nos mais diversos temas entre outras ações.

Registramos a maior vitória política da história recente da OAB/MA. A maioria da advocacia maranhense nos escolheu  Agora, sigamos fortalecidos, reunindo forças na pluralidade, no diálogo. Todavia, focados e conscientes que somos uma só OAB em prol de todos os advogados.

Transbordamos de coragem, esperança e amor por nosso trabalho. Que continuemos a trilhar o futuro da advocacia maranhense, motivados pelo nosso partido político; o Estado Democrático de Direito e engajados em nossa ideologia: os valores constitucionais.  A cada dia, nos fortalecemos por meio de um colóquio independente pautado nas necessárias conquistas coletivas, na diversidade de opiniões, no beneficio da cidadania e na construção de uma história, onde somos os protagonistas.

Agradeço a todos e conclamo a classe a participar desse momento histórico; de resultados positivos para advocacia maranhense por meio de muito trabalho e dedicação.  Nosso compromisso é com o advogado e a sociedade maranhense na construção de um país mais justo, auto compreensível e tolerante com as diferenças.

Forte abraço,

Thiago Diaz.