09 Julho - 2010

Justiça Federal comunica eliminação de petições e documentos ainda não retirados por partes

O juiz federal José Carlos do Vale Madeira, diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado do Maranhão, em visita à presidente em exercício da OAB/MA, Valéria Lauande, informou que serão eliminados as petições e documentos distribuídas até 31/12/2009 e ainda não retirados pelas partes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A medida foi tomada em razão da necessidade de racionalização do espaço físico do Arquivo Judicial da Seção Judiciária do Maranhão, considerando que todo o material físico a ser descartado foi devidamente digitalizado e encontra-se disponível no site da Justiça Federal do Maranhão. O descarte leva ainda em consideração que as partes são, devidamente, informadas quando protocolam as petições iniciais e incidentais. Para o Juizado Virtual, serão aceitas somente cópias dos documentos para instruírem a inicial. Os advogados devem vir buscar os documentos, após a distribuição. O descarte será feito com processos distribuídos até 2009, para possibilitar a retificação de alguma digitalização errada, pois os documentos serão fragmentados pela Justiça, e será feita uma checagem nos mesmos para verificar a existência de algum original, por precaução. A medida foi tomada em razão de que, atualmente, as iniciais ocupam, em média, duas salas, com iniciais ajuizadas, desde 2005, sem solicitação por parte dos advogados, até a presente data.

A listagem dos processos também ficará à disposição na Seção Judiciária, localizada na avenida senador Vitorino Ffreire, nº 300, Areinha, São Luís, em relatório impresso dos processos virtuais indicados para eliminação. As partes e advogados podem requerer até o dia anterior ao início da fragmentação, 09/05/2010, os documentos que desejarem preservar, bastando solicitar junto ao Núcleo Judiciário desta Seção judiciária. A partir do dia 09/08/2010 será realizada a entrega efetiva dos processos a serem eliminados, devidamente fragmentados, à instituição a ser designada pela diretoria do foro da SJ/MA.

Participaram ainda da visita à presidente em exercício da OAB/MA, Valéria Lauande, acompanhada do secretário-geral Carlos Couto e da ouvidora Rosângele Eleres, a diretora da Secretaria Administrativa do Fórum, Cláudia Celma, a diretora do Núcleo Judiciário, Célia Faria

Solicitações de recebimento podem ser feitas por e-mail para nucju@ma.trf1.jus.br