02 Fevereiro - 2023

JUSTIÇA POR RICARDO LUZ: OAB/MA SEGUE ACOMPANHANDO INVESTIGAÇÕES

A OAB Maranhão segue acompanhando as investigações do caso Ricardo Luz, advogado assassinado no dia 18 de dezembro de 2022, em Grajaú. Como parte das ações de acompanhamento para a elucidação do caso, representantes da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado e da Comissão de Segurança Pública e Cidadania da Seccional reuniram-se com o delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva. A reunião aconteceu na última quarta-feira, 1° de fevereiro, na sede da Delegacia-Geral.

Ao longo do encontro, foram apresentadas as atualizações da investigação. “As investigações estão avançadas, porém, em sigilo. Estão sendo realizados grandes esforços para a captura e prisão do principal suspeito”, comunicou o vice-presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Angelo Calmon.

Ainda na reunião, as Comissões trataram de assuntos pertinentes à advocacia para garantir o pleno exercício da profissão advocatícia nas delegacias de polícia do estado. “A conversa foi muito produtiva. Nós estamos sempre em diálogo com as instituições para que a classe possa exercer suas atividades em todos os lugares”, afirmou a presidente da Comissão de Segurança Pública e Cidadania, Vaneska Moreira Castro.

Estiveram presentes na reunião, a presidente da Comissão de Segurança Pública e Cidadania da OAB-MA, Vaneska Moreira Castro; o vice-presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado da OAB-MA, Angelo Rios Calmon; o superintendente estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), George Marques; e o delegado Ivônio Ribeiro, integrante da SHPP.

Sobre o caso

Raimundo‎ Nonato‎ teve‎ a‎ prisão‎ preventiva‎ decretada‎ pela‎ Justiça‎ de‎ Grajaú‎ (MA)‎ e‎ está‎ foragido,‎ de‎ acordo‎ com‎ informações‎ da‎ polícia. Os‎ nomes‎ dos executores‎ e‎ o‎ número‎ de‎ pessoas‎ participantes‎ do‎ crime‎ não‎ foram‎ divulgados.

O assassinato aconteceu em dezembro de 2022 e causou grande comoção na classe advocatícia e na cidade. Uma comitiva da OAB/MA, conduzida pelo presidente Kaio Saraiva, com representantes do Conselho Federal, como o coordenador de Comunicação e Conselheiro Federal, Thiago Diaz, integrantes da Subseção de Grajaú e advocacia da região estiveram presentes no velório do advogado.

Uma campanha de divulgação da foto do suposto mandante do assassino do advogado Ricardo Luz foi deflagrada pela Seccional Maranhense da Ordem. O objetivo é localizar o empresário Raimundo‎ Nonato‎ Araújo‎ de‎ Sousa,‎ conhecido‎ como‎ Magno, apontado pelas investigações policiais como mandante da execução do advogado Ricardo Luz, no dia dezembro de 2022, em Grajaú. Qualquer informação (com garantia de anonimato) pode ser repassada pelo telefone da polícia (98) 3223 – 5800, 9224-8660, 190 ou 181.