23 Setembro - 2010

Mário Macieira afirma, em entrevista à TV IMPAR: “quem vende seu voto, vende sua consciência e a sua liberdade”

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, concedeu na quarta-feira (22/09), uma entrevista ao jornalista Raimundo Borges, da TV ÍMPAR, canal web do jornal O Imparcial, sobre a campanha VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA, a ser lançada, na próxima terça-feira (28/09), às 18h, no auditório da OAB.

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, concedeu nesta quarta-feira (22/09), uma entrevista à TV ÍMPAR, canal web do jornal O Imparcial. Em resposta às perguntas formuladas pelo jornalista Raimundo Borges, diretor de redação do matutino, o presidente destacou que a OAB sempre participou, desde a criação da Lei 9840 (Lei contrária à compra de votos, de 28 de setembro de 1999) dos movimentos de combate à corrupção eleitoral. Ele mencionou que o objetivo da campanha VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA, a ser lançada, na próxima terça-feira (28/09), às 18h, no auditório da OAB, é denunciar e combater as práticas que resultam em corrupção eleitoral e, ao mesmo tempo, conscientizar o cidadão da necessidade de ser fiel à sua própria liberdade de escolha.

Macieira ressaltou a conseqüência imediata da venda do voto: “a formação de uma elite política, que apenas atende aos seus interesses e não o bem comum”, explicou. Ele deu exemplos do que mencionou como distorção da vontade popular: “o abuso de poder econômico, abuso do poder político e, até mesmo dos meios de comunicação, além da compra de votos, através de dinheiro, promessa de favores, empregos e promessas de vantagens ao eleitor”. “A vontade do povo deve ser respeitada e essa distorção da vontade popular é que precisa ser combatida”, enfatizou.

O jornalista Borges lembrou que, no passado, a fraude era nas urnas, com práticas do tipo “voto carretilha” e que hoje esse tipo de ação foi eliminada com o voto eletrônico, mas outras artimanhas foram sendo criadas. O presidente citou que a tecnologia empregada pelo Brasil é considerada, mundialmente, como modelo e os avanços vêm sendo testados. “Chega a ser, de certa forma, espantoso, que alguns políticos calculam o custo do voto numa eleição”. Disse. “Quem a sua consciência, vende a si mesmo e vende a sua liberdade”, concluiu.

A entrevista completa com o presidente da OAB/MA, você assiste acessando o link:

http://www.oimparcial.com.br/tv.php?id=25091

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.