14 Dezembro - 2015

Mario Macieira faz balanço de gestão durante última reunião do Colégio de Presidentes das Subseções e Conselho Seccional

Na ocasião, o presidente da OAB/MA destacou os avanços obtidos nos últimos seis anos em que esteve à frente da entidade maranhense

A última reunião do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MA e do Conselho Seccional foi marcada por um breve balanço ao dos últimos seis anos da atual gestão comandada pelo presidente Mário Macieira. Os encontros ocorreram na última quinta-feira, 10, no Plenário da entidade. Na ocasião, o presidente Mário Macieira asseverou que a Diretoria da entidade está deixando a Seccional com vários investimentos realizados em favor da classe, acréscimo patrimonial e caixa com saúde financeira.

“Esse ano, entregamos as sedes das Subseções da OAB de Balsas e Caxias; as de Bacabal, Presidente Dutra e Pedreiras estão em obras. Criamos quatro novas subseções que são  Barreirinhas, Chapadinha, São João dos Patos e Timon”, enumerou o presidente da Seccional Maranhense.

Macieira também falou sobre os avanços obtidos na inclusão digital dos advogados. “Anteriormente, tínhamos apenas 200 colegas com certificado digital. Com o convênio firmado entre a OAB/MA e a Fecomercio demos um salto para 5 mil advogados com certificados digitais”, destacou.

O dirigente ainda falou dos desafios enfrentados pela diretoria da Seccional para preparar os advogados para os desafios da implantação do Processo Judicial Eletrônico, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde foram realizadas turmas de capacitação sobre o PJe, com a presença de monitores preparados para atuar como multiplicadores nas subseções da OAB/MA.

No discurso, o presidente também falou sobre a reorganização da biblioteca da Seccional Maranhense, com a contratação de um bibliotecário e estagiários e do projeto de implantar a biblioteca virtual para disponibilizar aos advogados do Estado um acervo atualizado sobre os temas das várias áreas do direito.

Agradecimento

Mário Macieira aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento aos presidentes de Subseções pelo apoio e união dos dirigentes nas ações e projetos da Seccional Maranhense. “Apoio que nunca nos faltou durante toda a nossa gestão. Vocês  sempre se mostraram companheiros e muito unidos”, reconheceu.

Os presidentes das Subseções de Açailândia, Erno Sorvos; de Balsas, Ana Cecília Delavy; e de Codó, Francisco Machado, também fizeram um balanço de suas gestões e ressaltaram o apoio recebido da OAB/MA em várias ocasiões, que resultaram na capacitação e valorização do advogado no interior do Estado.

Dos encontros,  participaram ainda o vice-presidente da OAB/MA, Carlos Couto; o secretário geral adjunto, Everton Pacheco; e o tesoureiro, Marco Lara, e o diretor da Escola Superior de Advocacia do Maranhão (ESA/MA), Fabiano Lopes, os conselheiros Daniel Blume e Valéria Lauande.