26 Abril - 2012

Mário Macieira menciona história de defesa da democracia nos 80 anos da OAB/MA em entrevista de TV

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, iniciou cedo a agenda de comemorações dos 80 aos da Seccional, com uma entrevista ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante. Sobre o assassinato do jornalista Décio Sá, lembrou que a OAB, ao longo de seus 80 anos, fez a defesa árdua da democracia e não pode se furtar a esse debate

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, iniciou cedo a agenda de comemorações dos 80 aos da Seccional, com uma entrevista concedida hoje (26/04) ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante. Sobre o assassinato do jornalista Décio Sá, relacionou a atuação da Ordem no caso às décadas de história da instituição: “A OAB, que ao longo de seus 80 anos, fez a defesa árdua da democracia, não pode se furtar a esse debate. É preocupante que, com duas décadas de regime democrático, ainda aconteçam assassinatos de jornalistas, de camponeses, de lideranças política, de empresários e outros”. O presidente citou os casos de execução, conhecidos este ano no Maranhão, como o assassinato do advogado João Ribeiro Lima, em Presidente Dutra, de um trabalhador rural, em Buriticupu e de dois empresários, no Distrito Industrial, em Pedrinhas. E reagiu contra a impunidade: “O mandante impune gera esse cenário de violência”.

Mário Macieira afirmou acreditar na elucidação do crime comentido contra o jornalista e blogueiro Décio Sá, por parte da polícia, e confirmou ao apresentador Soares Júnior que a OAB/MA já esteve com o delegado Sebastião Uchôa, acompanhado do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Luís Antônio Pedrosa, colhendo informações sobre as investigações. “Esperamos o mesmo empenho da polícia também na apuração de crimes contra camponeses e outros”, cobrou.

Ao responder às perguntas do jornalista Roberto Fernandes sobre o projeto de federalização de crimes contra jornalistas, Macieira mencionou a Emenda 45, que implica em grave violação aos direitos humanos, tais atos, a exemplo do assassinato da irmã Dorothy e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PE.  Toda execução é um ato de covardia, mas esse tipo é ainda pior porque não deixa a vítima se defender”, opiniou.

OAB NA MÍDIA - Na TV Difusora, a vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, também concedeu entrevista ao vivo, em frente à sede da entidade, no Jaracaty. Valéria lembrou que desde 1932, a OAB sempre participou dos momentos em defesa da justiça, da afirmação da democracia, da construção do Estado Democrático de Direito, citando episódios marcantes da história nacional. “Em todos os momentos que nós percebemos que podemos nos envolver, nos casos que ferem a Constituição, agimos de maneira rápida, como nas ações contra o aumento do IPTU, na ADIN contra a criação de novos municípios e contra a pistolagem no Maranhão”, explicou.

A vice-presidente convidou os advogados e a comunidade jurídica, de forma geral, para a solenidade de comemoração dos 80 anos da  Seccional maranhense da OAB, que acontece hoje à noite, às 20h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, quando haverá uma vasta programação, com sorteio de carro 0km aos advogados, shows, peça de teatro, lan;amento do CD Comemorativo e outros eventos. “80 anos é uma data elucidativa desse momento festivo”, descreveu.