24 Novembro - 2010

Melhora desempenho do Maranhão na Prova Objetiva do Exame de Ordem 2010.2

Bacharéis do Maranhão apresentaram melhores índices de desempenho na última prova objetiva do Exame de Ordem 2010.2, alcançando média nacional. A avaliação foi feita pelos presidentes das Comissões de Exame de Ordem, Rodrigo Maia Rocha e Ensino Jurídico da OAB, Adriano Campos;

O presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem da OAB/MA, Rodrigo Maia, avaliou que, na Etapa Objetiva da segunda edição do Exame de Ordem, os bacharéis em Direito apresentaram melhores rendimentos, se comparados à edição anterior.

“Apesar de termos acesso, até o momento, somente aos desempenhos das provas objetivas, os candidatos maranhenses apresentaram uma melhora em seus índices de acerto, de forma a equipará-los à média nacional”, observou Rodrigo Maia.

É importante considerar que, apesar dos bons resultados, outros pontos que compõem a qualidade da educação nas Instituições de Ensino Superior serão avaliados – desde a formação profissional dos docentes até a estrutura oferecida por estas Universidades (bibliotecas, salas de informática etc).

“Não podemos esquecer que existem fatores determinantes para que os níveis de acertos sejam positivos: quadro de professores correspondente ao padrão mínimo de disciplinas exigidas pelo MEC; tempo de existência do curso em determinada Instituição e a sua escala evolutiva ao longo dos Exames; qualificação da equipe docente e do corpo discente, além da disponibilização de ferramentas de ensino pelas Faculdades”, enfatizou Adriano Campos, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/MA.

Atualmente, onze Instituições de Ensino Superior submeteram-se ao Exame de Ordem: Centro Universitário do Maranhão (São Luís); Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (São Luís), Faculdade de Educação Santa Terezinha (Imperatriz); Faculdade de Imperatriz ((Imperatriz); Faculdade do Maranhão (São Luís); Faculdade do Vale do Itapecuru (Caxias); Faculdade Santa Terezinha (São Luís); Faculdade São José (Timon); Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (São Luís); Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz) e Universidade Federal do Maranhão (São Luís).

Adriano Campos, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/MA considerou outros fatores de elevada importância: a avaliação do corpo docente e discente; o quadro de professores corresponde ao padrão mínimo de disciplinas exigidas pelo MEC e o tempo de existência do curso na instituição, se passou por melhorias desde o último exame até a data da última edição.

Este ano, a Seccional maranhense realizou o I Encontro com as faculdades de Direito do Maranhão, para divulgar o desempenho de cada uma no Exame Nacional da OAB/MA e com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino jurídico. O evento foi uma iniciativa pioneira entre as seccionais da Ordem no País.