27 Outubro - 2010

Membro da Comissão de Reforma do CPC será palestrante da Quinta Jurídica

O advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho é o conferencista da Quinta Jurídica. Além de secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius é membro da Comissão do Senado que elabora o novo Código de Processo Civil.

A OAB/MA recebe nesta quinta-feira (28/10), o advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que participa da conferência de abertura da Quinta Jurídica.  O evento integra o ciclo de eventos desta semana, quando acontecerão debates entre estudantes e advogados maranhenses sobre as alterações sugeridas para a Reforma do CPC (Código de Processo Civil).

Além de secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado é membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e membro da Comissão do Senado que elabora o novo Código.  Advogado militante, em sua carreira acadêmica possui trajetória como professor de pós-graduação, é autor de várias obras e atualmente é doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca (Espanha).    Em obra recente, intitulada de Direito Eleitoral e Processo Eleitoral (publicação da Livraria e Editora Renova, 2ª edição), Marcus Vinícius Furtado enfoca a matéria eleitoral em seus diversos aspectos, desde o estudo das linhas genéricas sobre política até a análise dos crimes eleitorais, em seus elementos, passando por uma densa abordagem do direito eleitoral positivo e do processo eleitoral.

O secretário-geral também produziu um livro com temática bastante atual, elaborado em co-autoria com Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB - Ficha Limpa: a vitória da sociedade - comentários à Lei Complementar 135/2010; além de Processo Civil Reformado, pela Editora Forense. Sobre o tema, Marcus Vinícius traduz o principal objetivo da obra: contribuir para uma interpretação técnica adequada das matérias e conteúdos normativos atingidos pelas últimas reformas do Código de Processo Civil.