27 Maio - 2024

MINISTRO DO STF FLÁVIO DINO ENCERRA VI ENCONTRO REGIONAL DA JOVEM ADVOCACIA

O público do VI Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste assistiu à palestra que envolveu a temática sobre Jurisprudências e Recursos no Supremo Tribunal Federal. A temática foi ministrada pelo ministro Flávio Dino que recebeu do presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, e do Conselheiro Federal e Coordenador de Comunicação do CFOAB, Thiago Diaz, o certificado que reconheceu uma monção de aplauso, aprovado em dezembro pelo Conselho Seccional, pela contribuição ao Direito.

Em dois dias foram mais de 30 palestras distribuídas em cinco painéis simultâneos com a participação de cerca de 150 profissionais do Direito abordando temáticas atuais e profundas para um público que ultrapassou mais de duas mil pessoas. “Entregamos para a advocacia maranhense qualificação com excelência, conexões para o mercado de trabalho e valorização da classe. Esse é um dos focos da nossa gestão, vamos seguir dessa forma”, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

“Importante essa troca de conhecimento junto aos advogados e advogadas do Maranhão. Os caminhos da Justiça estão para serem desbravados, acompanhando as mudanças na sociedade, atentando para imparcialidade e isenção, cumprindo o compromisso forma de respeito à Constituição, às leis, de isenção e de imparcialidade e de contribuir para que o Judiciário funcione bem”, disse Dino.

O Supremo Tribunal Federal, que representa um dos Poderes da República, e é o órgão judicante máximo no país. Sua principal função jurisdicional é a de analisar recursos e processos nos quais haja discussão de violação da Constituição Federal, ou declaração de inconstitucionalidade de leis federais. Mas além disso, o STF também atua como órgão político, pois representa o Poder Judiciário frente aos demais Poderes da República, e julga outros temas, como casos que envolvam pessoas com foro privilegiado.

A OAB/MA encerrou o VI Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste se consolidando como a instituição que retornou com os grandes eventos acadêmicos jurídicos. Desde 2023, a OAB/MA já entregou para a classe diversos: Conferência da Mulher e da Advogada, Congresso de Compliance, do Condominial, Conferência Estadual da Advocacia e mais recentemente o Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste reunindo mais de quatro mil pessoas em todos eles.