23 Novembro - 2022

NOVEMBRO NEGRO NA OAB/MA REAFIRMA A NECESSIDADE DA OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS DE DECISÃO POLÍTICA POR MULHERES NEGRAS

Um debate político, socioeconômico  e cultural abriu a programação em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado 20/11, e do Novembro Negro na OAB/MA. Tendo como tema central a “Restauração e  interseccionalidades entre corpos dissidentes, relações étnico-raciais e classes sociais”, a mesa de abertura reuniu o presidente Kaio Saraiva, a vice-prefeita, Esmênia Ribeiro, a vice-presidente da Seccional Maranhense, Tatiana Costa, a presidente da Comissão da Verdade e Escravidão Negra do Brasil, Marcela Tavares, o presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo, e o diretor de pós-graduação da ESA, Marcelo Carvalho.

“A casa é aberta a esses diálogos e também à valorização daqueles que, por décadas, tiveram seus direitos desrespeitados”, falou o presidente Kaio Saraiva na abertura do Novembro Negro. Ele elogiou a presença de crianças e adolescentes na palestra de abertura.  A professora e vice-prefeita, Esmênia Miranda, falou sobre “o papel da mulher negra nos espaços de decisão política e na construção de políticas públicas, como o que ela exerce atualmente na vice prefeitura de São Luís”, afirmou.

A presidente da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra do Brasil da OAB/MA, Marcela Tavares, agradeceu “pelo apoio institucional da OAB/MA à causa por meio de ações como o Novembro Negro, que reuniu mais de 05 painéis com 20 palestrantes negros e negras compartilhando suas histórias de vida inspiradoras, além das rodas de conversa, exposição afro empreendedora e show cultural”, afirmou.

Entre os temas debatidos: Educação Antirracista: memórias e saberes educativos das relações étnico raciais, Epistêmicídio Negro: Processo de invisibilização e desocultação das culturas negras; Liberdade Religiosa: Religiosidade como direito, do passado ao ´presente e a restauração dos terreiros; Direitos Humanos para além do cárcere: violências e a marginalização do negro; Interseccionalidades entre Gênero, Raça e Classe Social e os desafios para a adoção de políticas públicas eficazes para construção da democracia.

A campanha Novembro Negro é realizada em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão. A data foi instituída pela lei federal nº 12.519/2011 e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.