18 Março - 2016

Novo CPC entra em vigor em todo o país nesta sexta-feira (18)

Norma apresenta conquistas para a advocacia e para a cidadania

Hoje é um dia histórico para a nação. Após quase sete anos entre sua elaboração e o começo da vigência, entra em vigo o novo Código de Processo Civil (CPC), norma que a partir de hoje, 18 de março, vai regulamentar a tramitação de todas as ações não penais – consumidor,  tributário, trabalhista, empresarial, além de apresentar conquistas para a advocacia e para a cidadania. O novo CPC substitui o Código de 1973 e é o primeiro elaborado em regime democrático.

Ciente de sua missão de boa aplicação das leis e fortalecimento das instituições republicanas, a OAB Nacional convocou nesta semana a advocacia a participar de pesquisa pública acerca da regulamentação de certos pontos do código.

A OAB encaminhará ao CNJ todas as contribuições de forma organizada e sistematizada, atuando também na interpretação das demandas e como elas podem melhorar o trabalho dos mais de 950 mil profissionais ligados à entidade.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que o país entra em uma nova fase com o Novo CPC. “O Novo Código de Processo Civil apresenta inúmeras conquistas para a advocacia e para o jurisdicionado. Temos que garantir que o código seja regulamentado e aplicado da maneira mais correta e fiel possível, pois é um texto moderno e que promete melhorar nosso sistema judiciário”, disse.

A consulta pública tratará dos seguintes temas: comunicações processuais e Diário de Justiça Eletrônico, leilão eletrônico, atividade dos peritos, honorários periciais, demandas repetitivas e atualização financeira. A base para as sugestões devem ser as minutas elaboradas pelo grupo de trabalho do CNJ criado para a regulamentação no Novo CPC. O CNJ também realizará uma audiência pública sobre o tema.

 

As manifestações devem ser sucintas e fundamentadas. A OAB Nacional disponibilizou uma ferramenta para o acesso ao texto integral do Novo CPC (Lei Federal 13.105/2016). As sugestão devem ser enviadas em um link também disponível no site da entidade. 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conselho Federal

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.