15 Fevereiro - 2012

Novos advogados conhecem estrutura e funcionamento da OAB/MA

Logo mais, às 19h, na Fábrica de Recepções, no Olho D’Água, 370 novos advogados participarão da Cerimônia de Compromisso, oferecida pela OAB/MA. A programação de boas-vindas teve início desde ontem (14/02), com o projeto Conheça a OAB, realizado no auditório da instituição.

Logo mais, às 19h, na Fábrica de Recepções, no Olho D’Água, 370 novos advogados participarão da Cerimônia de Compromisso, oferecida pela OAB/MA para que os ingressos na Seccional prestem o juramento solene de exercício da advocacia. A programação de boas-vindas aos recentes profissionais teve início desde ontem (14/02), com o projeto Conheça a OAB, realizado no auditório da instituição.

O evento, coordenado pela Comissão de Jovens Advogados, foi aberto com a saudação feita pela presidente em exercício Valéria Lauande, que destacou a postura democrática da Ordem, afirmando que “as portas da OAB estão sempre abertas”. O tesoureiro Valdenio Caminha enfatizou a independência da Seccional, demonstrando que a entidade nunca sobreviveu de recursos financeiros de Estado ou Prefeitura. Caminha, que é procurador do Estado, citou as Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra a lei municipal que  aumentou os valores cobrados pelo IPTU de São Luís e contra as alterações na natureza jurídica da Fundação José Sarney, como exemplos da postura independente da Ordem dos Advogados no Maranhão e que contrariam interesses. Ele mencionou ainda o trabalho realizado para a “Anuidade Zero”, ou seja, para que o valor anual pago pelos advogados seja convertido em cursos, ações e serviços gratuitos, oferecidos pela Seccional.

O evento contou também com a presença do presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Maranhão (CAA/MA), Gerson Nascimento, que demonstrou o funcionamento, as funções e os benefícios oferecidos pelo “braço social” dos advogados que, na atual gestão, vem realizando um trabalho conjunto com a Diretoria da OAB/MA. O advogado Ricardo Azoubel, membro da Comissão de Prerrogativas, também compôs a mesa dos trabalhos. O presidente da Comissão de Jovens Advogados, Kleber José Moreira, por sua vez, explicou detalhadamente cada setor da entidade, os eventos e iniciativas promovidas. Os mais novos integrantes da instituição receberam um exemplar do jornal O Fórum, a Cartilha das Prerrogativas Profissionais dos Advogados e uma camiseta da campanha SEM ADVOGADO NÃO HÁ JUSTIÇA.