03 Setembro - 2013

Novos advogados firmam compromisso

Solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB/MA, Mário Macieira, na Fábrika Recepções

Duzentos e trinta e um novos advogados firmaram compromisso nesta quinta-feira durante solenidade realizada na Fábrika Recepções. O evento foi conduzido pelo presidente da OAB/MA, Mário Macieira, e contou com a presença de membros da diretoria, conselheiros seccionais e federais e representantes das instituições de ensino. Os novos profissionais foram saudados pela conselheira federal Valéria Lauande.

Em seu discurso, Valéria Lauande lembrou parabenizou os novos advogados pela conquista após, terem passado, segundo ela, por uma difícil jornada até a aprovação no Exame de Ordem. Valéria fez questão de ressaltar a importância histórica da OAB e os desafios diários dos profissionais da advocacia, essenciais para a promoção da justiça. No decorrer de sua fala, Valéria demonstrou, no entanto, preocupação com as novas rotinas processuais advindas com a implantação do processo eletrônico na justiça brasileira. “A advocacia está sofrendo com medidas impostas pelos tribunais sem que houvesse diálogo com os advogados”, criticou. Ao final, disse que a OAB estará sempre ao lado dos advogados e conclamou os novos profissionais a serem intransigentes nas defesas das prerrogativas da classe.

A advogada Said Souza Saad falou em nome dos compromissandos. “Fomos testados e aprovados e nos tornamos advogados”, disse referindo-se ao fato de terem que se submetido ao Exame de Ordem, exigência para o exercício da advocacia. Ela lembrou da longa jornada pela qual os novos advogados trilharam que se iniciou na escola, passando pelo curso superior, até o exame. A oradora destacou, ainda, o importante papel do advogado no estado democrático de direito e conclamou os colegas a exercerem suas atividades com zelo, e sempre pautadas no Ética da Advocacia. Sobre a OAB, Sai disse ter certeza de que a entidade será sempre defensora dos advogados.

Ao encerrar a solenidade, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, falou da alegria de receber os novos advogados e disse que aquela conquista merece ser comemorada. “Espero que vocês encontrem na advocacia a realização para o sucesso profissional”, concluiu.

Além do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, compuseram a mesa o secretário geral, Carlos Augusto Macedo Couto, a conselheira federal, Valéria Lauande, o conselheiro federal suplente, Daniel Blume, o conselheiro e presidente do Tribunal de Ética, Windsor Silva dos Santos, a presidente da Comissão de Exame de Ordem, Ananda Farias, o presidente da Comissão de Inscrição, Roberto Cavalcante, a vice-presidente da CAA/MA, Terezinha Marques, representando o presidente, Gerson Nascimento, o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Leal, e representantes do Ceuma, do Cest, da UNDB, da Faculdade São Luís e da Facam.

Fotos: Handson Chagas