01 Junho - 2012

Novos advogados participam da Solenidade de Compromisso da OAB/MA

Agora o Maranhão conta com mais 235 profissionais da advocacia

Mais de 200 novos advogados participaram nd Solenidade de Compromisso da OAB/MA, realizada na noite desta quinta-feira (31), na Fábrica Recepções. O evento contou com a presença do presidente da Seccional, Mário Macieira, e membros da Diretoria da Ordem, como o secretário geral, Carlos Couto, que saudou os novos advogados. Já o presidente Ordem destacou a importância da atuação profissional do advogado no mercado de trabalho.

A partir dessa solenidade, o Maranhão conta agora com mais 235 profissionais da advocacia no estado para melhor servir à população em geral. A festa dos compromissandos reuniu bacharéis em Direito das universidades e faculdades de São Luís, familiares e amigos dos novos advogados.

Na ocasião, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, destacou a atuação do advogado no mercado de trabalho e exaltou o compromisso profissional de cada um deles com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, pelo crescimento e desenvolvimento profissional da advocacia no estado.

“Nós da OAB/MA nos sentimos honrados em tê-los em nosso quadro de profissionais que, a partir de agora, já estão aptos a exercerem os ofícios da profissão e terão o apoio irrestrito da Seccional, bem como cada um de vocês é indispensável à justiça”, declarou Macieira.

Compromisso profissional – Em seu pronunciamento, a Oradora dos novos advogados, Patrícia Bello Rosas Castro, bisneta do ex-presidente da OAB/MA, Newton de Barros Bello, ressaltou a atuação da Ordem em seus 80 anos de compromisso com a advocacia no Maranhão pelo seu respeito perante a sociedade. Além de ter destacado o fortalecimento da entidade na construção ‘de caminhos’ que levem à Justiça.

“Minha geração começa agora sua caminhada profissional em um mundo completamente diferente do mundo dos nossos antepassados, que também foram advogados. A luta existe, mas é diferente. Os sonhos, estes talvez sejam iguais: ser feliz e levar à felicidade a maior quantidade de pessoas na luta pela igualdade e liberdade”, frisou Patrícia Bello.

A nova advogada destacou, também, a importância e legitimidade do Exame da Ordem, cuja seleção só engrandece a profissão por assim exercer os que estão aptos e preparados para a advocacia.

“Após esta aprovação, vamos começar nossa vida profissional em um mundo que permite casamentos de pessoas do mesmo sexo, que permite o aborto de feto sem cérebro, que discute a liberdade de expressão, que analise a liberdade das minorias, e que dá voz a direitos que, anteriormente, eram meras filigranas acadêmicas”, enumerou Patrícia Bello.

A advogada encerrou seu discurso frisando as palavras do jurista uruguaio Eduardo Couture. “Advogado, teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, lute pela Justiça”, concluiu ela.

A Solenidade de Compromisso da OAB/MA contou com a parceria das Faculdades São Luís, UNDB, CEST e Universidade Ceuma.

Como parte das atividades da OAB/MA, os novos advogados participam de várias ações da entidade, durante a semana, entre elas, o Projeto Conheça a OAB, onde os novos advogados foram recepcionados pelo presidente para conhecerem o funcionamento da Seccional.

Além do presidente da OAB/MA, compuseram a mesa da solenidade de abertura vice-presidente da seccional Maranhão, Valéria Lauande, o secretário geral, Carlos Augusto Macedo Couto, o conselheiro federal da OAB, pelo Maranhão, Raimundo Ferreira Marques, o conselheiro seccional e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MA, João Batista Dias, a secretária geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Teresinha Marques Vale, representando o presidente da CAA/MA, Gerson Silva Nascimento, o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Flávio Vinicius Araújo Costa, o presidente da comissão de Exame de Ordem e estágio, Rodrigo Maia, o presidente em exercício da Comissão de Inscrição, Antônio de Pádua Moreira Júnior, o representante da Universidade Ceuma, o reitor Marcos Barros, a representante da Faculdade UNDB, a diretora Acadêmica Ceres Rodrigues Murad, a representante da faculdade Santa Terezinha, vice-diretor, José Rodrigues Júnior, e o representante da FACAM, professor Alexander Rodrigues Ferreira.