25 Março - 2016

Novos advogados participam da Solenidade de Compromisso na OAB/MA

A situação política do país e as audiências púbicas que serão realizadas para a definição do piso salarial do advogado foram temas citados pelo presidente da OAB/MA no evento

Cerca de 50 novos advogados prestaram juramento profissional em solenidade de compromisso realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão. Durante o ato, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz ressaltou o papel da Ordem na crise política e disse que entidade sempre estará alerta na defesa da Constituição e da Democracia.

“O momento é de reflexão, a toda sociedade brasileira a falência institucional que passa o país, onde toda a linha sucessória da presidente ou está sendo investigada, questionada ou denunciada ao Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

Para Thiago Diaz, o sistema político eleitoral brasileiro faliu. “Precisamos pensar no dia seguinte. Por isso a sugestão de criar urgente uma comissão especial na OAB para tratar da reforma política e da reforma eleitoral que esse país tanto precisa para que não voltemos a pedir novamente o impedimento de mais um presidente”, destacou.

Após o discurso, Thiago Diaz foi bastante aplaudido pelos novos advogados e familiares destes. Ele também falou sobre o projeto de criação de um piso para a categoria dos advogados. Iniciativa que precisa passar pelas mãos do Governo do Estado. “Não solicitamos isso a nenhum deputado, pois a OAB tem por obrigação seguir os caminhos da lei, e observar os predicados legais que a Lei complementar 103/2000, que determina expressamente que a competência para o projeto de lei salarial é do Poder Executivo do Estado”, informou. A audiência pública acontece nos próximos dias 12 e 13 de abril, em Imperatriz e São Luís.

O juramento profissional dos compromissando foi feito pela advogada Viviam Magalhães Frota Mont’Alverne. E o novo advogado Carlos Rodrigo Lucena Boures falou em nome dos seus colegas. No discurso, ele parabenizou a Thiago Diaz pela “notória gestão de eficiência a frente da OAB/MA”.

Discursaram ainda o diretor da Escola Superior de Advocacia, João Batista Ericeira, que falou também sobre o momento de crise institucional no país e fez um resgate histórico da atuação da OAB em momento como esses.  E também o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA), Diego Sá, que falou sobre a atuação da entidade, considerada o braço social da OAB e também sobre os benefícios que têm direito os advogados associados, como consultas médicas na sede da CAA e a descontos especiais em empresas conveniadas.

Também participaram da Solenidade a Tesoureira da OAB/MA, Deborah Cartágenes; a presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, Valéria Cristina Regino Ferreira; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Misael Mendes da Rocha Junior; o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Hugo Gedeon Cardoso.

A nova advogada Jamma Mamede elogiou a recepção aos novos profissionais da advocacia promovida pela OAB/MA. “Fiquei muito feliz com a presença do presidente e de todos da diretoria. Sei que o mercado é bastante promissor, e estamos ai, a advocacia que nos espere”, afirmou.