21 Dezembro - 2016

O jovem advogado precisa de apoio e estímulo na carreira, afirma o presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia

Alexandre Mantovani esteve em São Luís a convite da OAB-MA e do UNICEUMA

O Brasil tem hoje um milhão de advogados, dos quis 50% são considerados jovens na profissão, que são os inscritos até cinco anos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O número é crescente e por isso é importante dar atenção aos novos profissionais. A afirmação foi feita pelo presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia e Conselheiro Federal da OAB, Alexandre Mantovani, durante palestra no auditório do UNICEUMA, a jovens advogados e acadêmicos de direito.

O evento, promovido pela OAB-MA, por meio da Comissão de Jovens Advogados, em parceria com o UNICEUMA, contou com as presenças do presidente da OAB-MA,Thiago Diaz; do conselheiro federal, Luis Augusto Guterres; do presidente e vice-presidente da Comissão de Jovens Advogados do Maranhão, Misael da Rocha e Rômulo Chagas; do pró-reitor de Graduação do Uniceuma,  professor Ricardo Oliveira; da presidente do Centro Acadêmico de Direito do UNICEUMA, Bárbara Aguilar, entre conselheiros estaduais, membros de comissão, advogados e acadêmicos.

A palestra teve como tema “Diálogo Jovem Advocacia: Os desafios do início de carreira”. Durante a palestra, Alexandre Mantovani falou sobre o Plano de Valorização da Jovem Advocacia, implementando pelo provimento 162 de fevereiro de 2015. “O jovem advogado precisa de apoio, de estímulo e de fomento para o início da carreira, o que não é muito simples. Então, a OAB nacional, juntamente com as seccionais, e a OAB-MA, tem cumprindo um papel fundamental na receptividade da jovem advocacia. Dessa forma, a Ordem vem trabalhando para a aplicação do plano que visa apoiar a jovem advocacia”, explicou Alexandre Mantovani, ressaltando que eventos como estes que fazem com que a jovem advocacia e os acadêmicos participem dos assuntos da OAB-MA são extremamente importantes e, por fim, parabenizou a Comissão de Jovens Advogados da OAB-MA, uma das maiores do Brasil, por ter sido extremamente atuante.

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, destacou a bandeira da Ordem na luta contra a corrupção e enfatizou que a entidade está sempre ao lado dos advogados no combate à violação das suas prerrogativas. Ele também deixou uma mensagem aos acadêmicos de direito presentes ao evento. “Os desafios são muitos na advocacia, mas vocês sempre terão ao seu lado a Ordem dos Advogados do Brasil, seja na defesa de prerrogativas dos advogados para garantir a aplicação da lei, seja na defesa da sociedade para a manutenção do estado democrático de direito”, observou Thiago Diaz.

Para o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Misael da Rocha, a comissão encerra suas atividades deste ano com um evento muito importante que é a participação do presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia. “Nosso objetivo aqui era apresentar um balanço das principais ações em 2016 e disponibilizar aos jovens advogados e aos acadêmicos a oportunidade de ter o diálogo com o presidente da comissão nacional”, disse Misael da Rocha.