01 Fevereiro - 2013

O maranhense Marcus Vinicius Furtado Coêlho é o novo presidente nacional da OAB

Nova diretoria do CFOAB, eleita para o Triênio 2013/2016, foi empossada na manhã desta sexta-feira em solenidade administrativa realizada no plenário da entidade, em Brasília.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será comandado pelo advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, eleito presidente da entidade na noite da última quinta-feira, dia 31/01. O maranhense Marcus Vinicius encabeçou a chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado”, que recebeu 64 votos. Em segundo lugar, ficou a chapa “OAB Ética e Democrática”, liderada por Alberto de Paula Machado, que obteve 16 votos. Houve um voto em branco.

A nova diretoria do CFOAB, eleita para o Triênio 2013/2016, foi empossada na manhã desta sexta-feira (01/02) em solenidade administrativa realizada no plenário da entidade, em Brasília. Além do presidente Marcus Vinicius Furtado Coelho, compõem a diretoria: Cláudio Pacheco Prates Lamachia (vice-presidente), Cláudio Pereira de Souza Neto (secretário-geral), Cláudio Stábille Ribeiro (secretário-geral adjunto) e Antônio Oneildo Ferreira (diretor-tesoureiro). Também tomaram posse os 81 conselheiros federais eleitos nos pleitos realizados pelas Seccionais em novembro de 2012. Pelo Maranhão, foram empossados os conselheiros federais Raimundo Marques, José Guilherme Zagallo e Valéria Lauande.

O presidente Mário Macieira e a diretoria da OAB/MA desejaram sucesso aos representantes maranhenses Raimundo Marques, Guilherme Zagallo e Valéria Lauande. “Temos ainda o orgulho de ter dois maranhenses na diretoria, o presidente Marcus Vinicius Furtado Coelho e o tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira”, destacou. A Seccional Maranhense apoiou a chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado”.

Perfil - O novo presidente da OAB Nacional, entidade que reúne 750 mil advogados em todo o País, é conterrâneo dos maranhenses. Marcus Vinicius Furtado Coêlho nasceu no município de Paraibano (MA), aos 11 anos foi morar no vizinho Piauí, estado no qual fez sua carreira. É advogado militante, formado pela Universidade Federal do Piauí (turma de 1993) com pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Marcos Vinícius Coelho mantém laços estreitos com a OAB/MA, entidade onde já realizou várias palestras como “O Novo CPC precisa contribuir para um Judiciário menos burocrático e mais eficiente”, proferida no Projeto Quinta Jurídica da Seccional Maranhense, em outubro de 2010; e a ministrada na VI Conferência Estadual de Advogados, promovida em agosto de 2011.

O novo dirigente do Conselho Federal também esteve presente à inauguração da nova sede da Subseção da OAB de Imperatriz, em 2012; e durante a solenidade em comemoração dos 80 anos da OAB/MA, também realizada em 2012.

Conheça os novos dirigentes da OAB Nacional

Marcus Vinicius Furtado Coêlho (presidente):

Eleito para seu quarto mandato consecutivo no Conselho Federal, onde foi Secretário-Geral na última gestão, desempenhou funções de presidente da Comissão Nacional de Legislação e de presidente da Coordenação do Exame de Ordem Unificado. É Membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e da Comissão do Senado responsável pelo novo texto do Código Eleitoral. É, ainda, autor dos livros “Direito Eleitoral e Processo Eleitoral” (Editora Renovar (3ª edição), “Processo Civil Reformado” (Editora Forense), e “A Inviolabilidade do Direito de Defesa” (Editora Del Rey). Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), já tendo composto a Comissão de Direito Constitucional da entidade.

Claudio Pacheco Prates Lamachia (vice-presidente)

Advogado militante e sócio da Pacheco Prates & Lamachia Advogados Associados. Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (turma de 1986), foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil
(1995-1997) e Presidente da Seccional Gaúcha da OAB, entre os anos de 2007/2009 e 2010/2012. Dentre os cargos exercidos ao longo de sua carreira destacam-se: presidente da Associação dos Advogados do Banco do Brasil, vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados (gestão 2011-2014), vice-presidente da Associação Americana de Juristas – Rama Rio Grande do Sul, membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul (gestão 2008-2011), membro do Conselho Institucional da Academia Tributária das Américas, membro da diretoria – Irmão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, presidente do Forum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas no RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS.

Claudio Pereira de Souza Neto (secretário-geral):

 Advogado militante inscrito na OAB-RJ desde 1998. É Conselheiro Federal pelo Rio de Janeiro desde 2007. Foi membro da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia, da Comissão Nacional de Educação Jurídica e Presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais. Como Conselheiro e Presidente da CNECO, colaborou intensamente com o Conselho Federal no ajuizamento de inúmeras ADIs. É especialmente digna de destaque a ADI em que o Conselho Federal impugnou o financiamento de campanhas por empresas privadas, originada de proposta de que foi co-autor. Claudio Souza Neto representou o Conselho Federal da OAB na Comissão de supervisão do MEC, que marcou importante guinada das autoridades federais no sentido da
adoção de maior rigor na avaliação dos cursos jurídicos, atendendo aos reclamos da OAB. É professor de direito constitucional na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado (PUC-Rio) e doutor em Direito Publico (UERJ), escreveu vários livros e artigos sobre temas de direito constitucional.

Cláudio Stábile Ribeiro (secretário-geral adjunto):

Advogado militante, formado pela Universidade Estadual de Londrina (turma de 1985), com pós-graduação na Universidade Estadual Paulista – UNESP. Tem 49 anos e já foi Presidente da Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e conselheiro seccional por diversos mandatos. Atuou como membro da Comissão de Estudo do anteprojeto do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil em 1989. É professor de Direito Civil e supervisor do Estágio de Prática Forense e Assistência Judiciária da Universidade de Cuiabá desde março de 1993.

Antonio Oneildo Ferreira (diretor-tesoureiro):

Advogado militante, formado pela Universidade Federal do Maranhão (turma de 1994) e pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade Atual da Amazônia. Foi eleito presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima por quatro mandatos consecutivos (2001/2003, 2004/2006, 2007/2009 e 2010/2012). Foi presidente da comissão que analisou e emitiu parecer sobre projeto de lei complementar que criou, organizou e estruturou a Defensoria Pública do Estado de Roraima, além de ter atuado como membro de importantes comissões da OAB/RR, como de Defesa dos Direitos e Prerrogativas Profissionais e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Redação: Léa Verônica com informações do Conselho Federal

Foto: site Consultor Jurídico

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.