21 Junho - 2022

OAB MARANHÃO REAFIRMA COMPROMISSO COM A VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA TRABALHISTA

A valorização da advocacia trabalhista por meio de estruturas e apoio aos advogados e pautas importantes como a manutenção das varas trabalhistas no Maranhão. Este é o compromisso da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) reafirmado pelo presidente, Kaio Saraiva, em encontro realizado com advogados trabalhistas, no Fórum Astolfo Serra da Justiça do Trabalho, em São Luís.
O encontro marca as comemorações pelo Dia Nacional da Advocacia Trabalhista, neste 20 de junho, organizado pela OAB/MA, por meio da Comissão da Advocacia Trabalhista. Kaio Saraiva esteve acompanhado da vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, e do presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista, Luiz Cláudio Frazão. Estiveram presentes ao evento o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Ivaldo Praddo; a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da Advocacia, Sandra Macedo; do presidente vitalício da OAB/MA, Carlos Nina, além de advogadas e advogados que militam na área do Direito trabalhista.

“O Ordem do Maranhão está sempre próximo da advocacia trabalhista, não só por meio da implantação de estruturas necessárias, como as salas da advocacia e os escritórios compartilhados, mas também com capacitação e presença em pautas importantes de valorização das advogadas e advogados que atuam na área”, afirmou Kaio Saraiva, relembrando a conquista da manutenção das Varas do Trabalho de Açailândia, Pedreiras e Timon, após esforços da OAB/MA.

Ao ressaltar o momento especial de reencontro e confraternização com a advocacia trabalhista para celebrar importante data, o presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista, Luiz Cláudio Frazão, destacou a grande responsabilidade da OAB/MA, por meio da Comissão, em atender aos anseios da advocacia trabalhista e da sociedade.

“Temos grandes responsabilidades com a advocacia trabalhista e, também, com a sociedade, como buscar soluções para erradicar o trabalho infantil e inibir o trabalho análogo à escravidão, além de fazer valer os diretos constitucionais do trabalhador e da advocacia, fortalecendo o funcionamento de todas as varas trabalhistas”, disse Luiz Cláudio Frazão.

Na ocasião, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, assinou a nomeação de novos membros da Comissão da Advocacia Trabalhista e entregou as portarias para:

Stefane Mesquita Marques, Edilson Pinho de Freitas Filho, Maria Chistina Silva Rabelo Mendes e José Ricardo Rocha Mendes.

Há dois anos que a advocacia trabalhista não se encontrava de forma presencial em razão da pandemia. Dois anos de novas nuances de trabalho como as audiências virtuais e o Alvará Eletrônico, o que facilitou a movimentação de valores sem a necessidade da advogada e advogado ficar por horas na fila dos bancos.