24 Maio - 2024

OAB MARANHÃO TRANSFORMA SÃO LUÍS NA CAPITAL NACIONAL DA ADVOCACIA AO REALIZAR O VI ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE

Mais de duas mil pessoas, entre advogados e advogadas, diversos profissionais do Direito e acadêmicos dialogaram e debateram sobre os desafios e caminhos para a Jovem Advocacia do país. A abertura do evento reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes do sistema de Justiça, o Conselho Seccional da OAB/MA, Conselheiros Federais, Estaduais, Presidentes de Comissões e de Subseções, da CAAMA e Secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, além de diversos juristas do Maranhão e de diversos outros Estados.

“O sonho se concretizou e foi possível porque todos acreditaram.  Fui um jovem advogado, vivenciei as dificuldades e em 2015, um grupo considerado como “rebeldes jovens advogados” mudou essa história. Passamos a construir a nossa própria história na advocacia e olhem aonde chegamos! São inúmeras as conquistas e, entre elas, a de realizar o maio encontro da advocacia do Nordeste. Convoco esse batalhão para guarnecer juntos e lutarmos ainda mais pela nossa valorização qualificação, disse Kaio Saraiva.

Representando o presidente do Conselho Federal da OAB/MA, Beto Simonetti, o vice, Rafael Horn. Em seu discurso, Rafael pontuou algumas das ações do CFOAB em prol da jovem advocacia e reforçou o compromisso da Ordem com a qualificação profissional dos advogados e das advogadas e com o ensino jurídico: “A ESA Nacional propiciou dez mil bolsas de pós-graduação em prática da advocacia trabalhista e previdenciária, justamente para que a jovem advocacia possa ter condições e suprir a eventual deficiência do ensino jurídico.

Com um discurso emocionado, a Diretora Tesoureira da OAB/MA, Mariana Berredo, a responsável pela realização do VI Encontro Regional do Nordeste em São Luís, agradeceu pelo momento. “Tivemos paciência, perdemos pessoas queridas com a Covid, fui eleita Diretora Tesoureira, tantas emoções e chegamos ao dia de hoje. Gratidão, presidente Kaio Saraiva, por todo seu comprometimento e dedicação à Jovem Advocacia do Maranhão”, disse emocionada.

Presentes na solenidade, o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira, o Procurador Chefe do Tribunal Regional do Trabalho, Maurício Lima, o Procurador Geral do Estado, Valdênio Caminha, representando o Governador, Carlos Brandão, a Diretoria da OAB/MA, o Conselho Seccional da OAB/MA, Conselheiros Federais, Estaduais, Presidentes de Comissões e de Subseções, da CAAMA e Secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, além da classe advocacia do Maranhão e de diversos outros Estados.

O presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia do CFOAB, Nil Ferreira, falou sobre o objetivo do CFOAB em implementar o plano de Valorização da Advocacia Associada para alavancar a carreira em parceria com os escritórios de advocacia e a Mobilização nacional para realização da Feira de Oportunidade, com ações e serviços para Jovem Advocacia do Brasil.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Vitória Furtado, trouxe, em seu forte discurso, gratidão à Diretoria da OAB/MA pelo tanto que a Jovem Advocacia Maranhense é acolhida pela atual gestão. Ela falou sobre alguns dos benefícios: Certificados Digitais, Qualificação, Estruturas como Salas e Escritórios Compartilhados para a classe, programas como Mentoria da Advocacia com a Comissão da Jovem Advocacia, o Conexão Jovem entre outros. “Colegas o que vocês vivenciam hoje nesse auditório é uma entrega comprometida da Advocacia do Maranhão contribuindo para a construção de um país mais país justo, fraterno, solidário, inclusivo e plural”, afirmou.

A Jovem Presidente da CJA fez um reconhecimento às advogadas, Rafaela Fabrini e Clara Mandu, que antecederam a sua gestão. “É um projeto construído por muitas pessoas, que dedicaram cuidados, comprometimento e hoje podemos dividir essa alegria”, concluiu.

A VI Conferência Regional da Jovem Advocacia do Nordeste é um evento grandioso e inovador no Maranhão. São mais de 150 palestrantes distribuídos em cinco painéis simultâneos em um mesmo ambiente. Todos debatendo temas atuais, importantes e estratégicos para a advocacia nacional. Serão mais de 30 temáticas abordadas cm profissionais reconhecidos nacionalmente.

“A presença de vocês hoje, aqui na VI Conferência Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, demonstra que estamos irmanados no mesmo objetivo: construir uma advocacia cada vez mais forte!  Nós, advogados do presente, devemos aos advogados do ontem e do amanhã, aqui representada por uma pujante jovem advocacia, uma atuação firme em defesa da Constituição. Uma ótima conferência para todos nós!”, finalizou Kaio Saraiva.