09 Janeiro - 2017

OAB-MA ACOMPANHA CASO DE ESTUDANTE MORTA EM BALSAS PELA PM

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem esteve em Balsas conversando com a família da vítima e também com membros da Secretaria de Segurança Pública do Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA) por meio da Comissão de Direitos Humanos esteve em Balsas para acompanhar de perto o andamento das investigações sobre a morte da estudante Karina Brito Ferreira, ocorrida no dia 15 de dezembro do ano passado no município e também para cobrar das autoridades competentes celeridade nas investigações e a responsabilização dos culpados.

“No início da semana, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Rafael Silva, esteve conversando com Kamila Brito, irmã de Karina, e se reuniu com o Secretário de Segurança Pública e com o comandante Geral da Polícia do Maranhão em Balsas para acompanhar o andamento das investigações. Estamos acompanhando esse caso de perto para cobrar a punição de quem estiver envolvido nessa situação, seja na esfera administrativa e na criminal”, afirmou o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Rafael Silva, com esta visita a Balsas a OAB posiciona-se contra os atos de violência policial e cobra das autoridades competentes uma resolução isenta para o caso. “É uma situação em que a OAB Maranhão demonstra publicamente que institucionalmente repudia ações de violência policial e que vai acompanhar a apuração do caso. A Secretaria de Segurança Pública assumiu o compromisso de fazer uma apuração isenta e tecnicamente adequada”, afirmou.

A OAB-MA reuniu-se de forma reservada com a família da vítima, que se mostrou agradecida pela presença da entidade na cidade, cobrando uma resolução para o caso. Mais tarde, a Comissão de Direitos Humanos esteve reunida na Subseção de Balsas com os representantes da Secretaria de Segurança Pública e também com os parentes de Karina.

“Após as reuniões, os familiares ficaram com uma certeza de tranquilidade maior com a presença da OAB. Conseguimos o compromisso da Secretaria de Segurança Pública de garantir agentes da Secretaria para assegurar a segurança delas. A SSP-MA enviará um veículo para que ela possa usar, já que o delas está danificado após a ação policial”, frisou Rafael Silva.

A OAB Maranhão assumiu ainda o compromisso de retornar a Balsas assim que o inquérito estiver concluído e for encaminhado ao Ministério Público, para verificar o acompanhamento do processo criminal e a questão da produtividade externa de controle policial.