07 Agosto - 2013

OAB/MA acompanhou sessão do TJ que definiu lista tríplice para escolha de desembargador

Os advogados Ricardo Duailibe, Daniel Leite e Riod Ayoub foram os nomes mais votados pelos 26 desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado para compor a lista tríplice que será enviada à governadora para escolha do novo desembargador do tribunal pelo critério do Quinto Constitucional em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, conselheiros seccionais e advogados, além dos candidatos, acompanharam a sessão do Pleno do TJ que definiu a lista.

Cada desembargador, incluindo o presidente do TJ, Guerreiro Júnior, em votação nominal, escolhia três nomes para compor a lista. Durante a leitura de seus votos, os desembargadores Paulo Velten, Marcelo Carvalho, Lourival Serejo e Raimundo Melo parabenizaram a OAB/MA pelo critério de votação dos candidatos que compunham a lista sêxtupla da Seccional.

Encerrada a votação, o resultado apontou o advogado Ricardo Duailibe, com 23 votos; Daniel Leite, com 18; e um empate entre os candidatos Riod Ayoub e Cláudio Pavão, que obtiveram 11 votos cada um. Fato que obrigou a presidência do TJ a determinar a realização de novo escrutínio na mesma sessão plenária para desempatar o terceiro lugar.

Realizada a nova votação, o advogado Riod Ayoub obteve 16 votos e o professor universitário Cláudio Pavão, 7. A lista segue a seguinte ordem: Ricardo Duailibe, em primeiro lugar; Daniel Leite, em segundo; e Ayoub em terceiro lugar. Cabe à governadora do Estado, Roseana Sarney, escolher entre os três quem ser o novo desembargador do TJ.

Segundo Mário Macieira, a governadora não tem prazo para fazer a nomeação do novo integrante do judiciário maranhense. “Ela tem ampla liberdade para fazer sua escolha”, informou. Sobre a condução da eleição ocorrida no TJ, o dirigente da OAB/MA destacou: “O Tribunal de Justiça atuou com a maior celeridade e transparência no processo. Cada desembargador fundamentou sua escolha a partir de critério que consideravam objetivos. Agora é aguardar a nomeação do governo”.

Fotos: Ribamar Pinheiro