21 Fevereiro - 2013

OAB/MA adere ao “Pacto Pela Vida”

Campanha visa incentivar o aumento do número de doadores para o Hemomar

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio do seu presidente o advogado Mário Macieira, assinou nesta quarta-feira, 20, documento de compromisso de participação e divulgação da campanha “Pacto pela Vida”, uma iniciativa do Rotary Club que tem por objetivo sensibilizar a população maranhense sobre a importância da doação de sangue. A campanha conta ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros, 24ª Batalhão de Caçadores e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Além da OAB/MA, assinaram o documento de adesão ao pacto, o governador do Distrito 4.490 Rotary International, Pedro Ivo Viana, o comandante do Corpo de Bombeiros, Marcos Sousa Paiva, o Diretor Técnico do Hemomar, Marcelo Arruda, representando o Diretor Dario Nicolau, o tenente Renan Rolim, que representou o comandante do 24º BC, e o representante do Comando Geral da Polícia Militar, coronel Edilson Gomes.

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, destacou a importância da iniciativa e disse que a Seccional Maranhense tem todo interesse em contribuir para que mais pessoas se conscientizem sobre a importância de doar sangue. De acordo com o documento, as entidades signatárias se comprometem a, em parceria com o Hemomar, divulgar a campanha bem como desenvolver ações voltadas para ampliar a arrecadação de bolsas de sangue durante o período de 1 a 29 de março.

Como primeira ação, será realizada neste sábado, a partir das 8h, uma caminhada pela Rua Grande, no centro de São Luís, com a participação de todas as entidades apoiadoras da campanha “Pacto pela Vida”. Posteriormente, as entidades envolvidas vão definir as estratégias conjuntas que serão adotadas com o objetivo e ampliar o volume de doação do Hemomar. De acordo com o diretor técnico do órgão, a coleta anual de bolsas de sangue varia entre 46 a 60 mil, o que representa um número de 90 mil doadores no estado. A meta para este ano, segundo ele, é ampliar em pelo menos 2,5% o número de doadores em relação a 2012.

A assistente social do Hemomar, Socorro Oliveira, disse que o órgão está bastante esperançoso de que essa iniciativa do Rotary sensibilize um maior número de pessoas sobre a importância da doação. “Essas parcerias são indispensáveis para que muitas mãos trabalhem pelo ato de salvar vidas”, destacou.

Foto: Handson Chagas