30 Setembro - 2016

OAB-MA APRESENTA A IMPRENSA BALANÇO DE VISITA À COMUNIDADE CHEGA TUDO, DE CENTRO NOVO DO MARANHÃO

Por meio da Comissão de Direitos Humanos a OAB busca garantir a defesa dos direitos e garantias fundamentais da população do município

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, (OAB-MA) por meio da Comissão de Direitos Humanos, convocou na tarde de ontem, 29, uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da visita ao município de Centro Novo do Maranhão e receber cerca de sessenta moradores do povoado Chega Tudo, que foram à Ordem denunciar o clima de insegurança e medo que vivem por conta de vários atos de violência policial praticado contra eles.
Espancamentos, agressões gratuitas, humilhação, como o caso de um jovem que teve a sobrancelha raspada, e ameaças a crianças e idosos estão entre as várias denúncias relatadas pela população. Segundo eles, Chega Tudo sempre viveu em clima de paz, mas após a morte de um militar no início do mês, a polícia na tentativa de capturar os responsáveis passou a agir de forma truculenta e ameaçadora contra os habitantes de Centro Novo, sobretudo, dos moradores do povoado. Eles relataram o caso de dois moradores mortos pela polícia e também a morte de um comerciante que está sob investigação e que a população também atribui a responsabilidade aos policiais que estão atualmente na cidade.
“No último fim de semana estivemos visitando o povoado de Chega Tudo e pudemos constatar a situação de insegurança e medo em que vivem. As denúncias são de abuso de poder por parte da polícia em retaliação à morte do Sargento Senna. Estamos aqui com demais entidades ligadas à defesa dos Direitos Humanos para ouvi-los e darmos os encaminhamentos necessários”, afirmou Rafael Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA. Ele lamentou ainda ausência de um representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado no ato. “Lamentamos que a Secretaria de Segurança do Estado não tenha enviado nenhum representante para ouvir as demandas da população, tendo em vista o grave clima insegurança vivido por estas pessoas”, frisou ele.
Ao final da reunião ficou acertado com os moradores que as denúncias feitas constarão em um relatório que será apresentado ao Governo do Estado, à Secretaria de Segurança Pública do Estado e à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular. O relatório será assinado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB e pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.
Como forma de garantir a segurança dos moradores que vieram à São Luís fazer as denúncias o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Rafael Silva, retornou com eles no ônibus e estará hoje no município colhendo novas denúncias.
Participaram da reunião além do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Rafael Silva, o representante da CNBB, Padre Flávio Lazzarin, o Secretário-Adjunto de Direitos Humanos do Estado, Igor Almeida, e o representante do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Maranhão, Jean Carlos Nunes Pereira.