17 Abril - 2017

OAB-MA, CAAMA E SEBRAE-MA FIRMAM PARCERIA PELA QUALIFICAÇÃO DO ADVOGADO MARANHENSE

Na ocasião, aconteceu a solenidade de Compromisso de novos advogados

Uma parceria firmada entre Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) e SEBRAE-MA tem proporcionado ao advogado conhecimentos estratégicos de como gerenciar seus escritórios.

Pela primeira vez foi ministrada, em São Luís, palestra sobre esse tema durante a cerimônia de compromisso de quase 80 novos advogados. Tal iniciativa já percorre o Maranhão por meio das unidades do SEBRAE e Subseções da OAB-MA instaladas nas principiais cidades do Estado.

Participaram da atividade inicial em São Luís, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o superintendente do SEBRAE-MA, João Martins, o consultor Josiano César de Sousa, que ministrou a palestra, e o gerente do SEBRAE de Imperatriz, Danilo Borges, idealizador do projeto, além de integrantes de várias comissões da OAB-MA entre elas a de Jovens Advogados e os compromissandos.

Thiago Diaz destacou que a parceria vem preencher uma lacuna na qual o SEBRAE tem toda expertise: a qualificação. “Os novos advogados precisam estar atualizados e ter a visão prática de gestão e isso o SEBRAE trará de maneira muito efetiva nestas palestras e cursos através desse convênio”, afirmou.

A parceria da OAB-MA com o SEBRAE-MA iniciou no município de Açailândia e o presidente da OAB Maranhão entendeu que seria bom estender o curso de gestão para as outras subseções. O curso é gratuito para advogados adimplentes com a Ordem.

De acordo com o superintendente do SEBRAE-MA, João Martins, “É uma metodologia desenvolvida pelas unidades regionais de Açailândia e Imperatriz onde percebemos uma possibilidade muito grande de estadualizar, visando à melhoria de processos dentro dos escritórios e relacionamento mais quantitativo e qualitativo com os clientes”, ressaltou.

Conheça a OAB-MA

Além da palestra, os novos advogados foram recepcionados pela Comissão de Jovens Advogados que realizaram uma visita guiada pelos setores da OAB-MA. A iniciativa faz parte da recepção de boas-vindas que a seccional maranhense realiza a cada ingresso de novos profissionais na entidade. A ideia é fazer com que os recém-ingressos sintam que a OAB/MA é realmente a “A Casa de Todos” e que na estrutura da Seccional utilizem os serviços disponíveis como os cursos ofertados pela ESA, CAAMA, Centro Administrativo entre outros.

Compromisso

A palestra com o consultor do SEBRAE-MA foi realizada na solenidade de Compromisso conduzida pelo presidente da OAB-MA, Thiago Diaz. Ele saudou os presentes enaltecendo o papel fundamental da advocacia na sociedade e a necessidade constante de atualização do advogado. “A advocacia é sem dúvida nenhuma a atividade jurídica mais dinâmica, mais eclética e a meu ver a mais apaixonante de todas. Ser advogado exige compromisso, exige dedicação. È quase um celibato, pois você se dedica quase que diuturnamente à profissão. A capacitação é elementar e essencial em uma atividade, por isso apostamos na qualificação da classe”, disse ele aos presentes.

Após a leitura dos termos de compromisso, com os nomes dos participantes do evento, o grupo de novos profissionais e os advogados presentes firmaram o juramento da classe jurídica. Também participaram da solenidade, o presidente da Caixa de Assistência do Advogado (CAAMA), Diego Carlos Sá dos Santos, o Conselheiro Federal, Luís Augusto Guterres.