05 Fevereiro - 2023

OAB/MA CELEBRA DIA ESTADUAL DA JOVEM ADVOCACIA COM APRESENTAÇÃO DAS ÚLTIMAS CONQUISTAS E ANÚNCIO DE FUTUROS PROJETOS

Apresentação das últimas conquistas, anúncio de futuros projetos, diálogo e um café da manhã especial. Esse foi o resumo da programação do primeiro Dia Estadual da Jovem Advocacia, realizado nesta sexta-feira, 03/02.

A ação, promovida pela Comissão da Jovem Advocacia (CJA) e pelo Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA) da OAB Maranhão, aconteceu em frente à sala da OAB, localizada no Fórum Desembargador José Sarney Costa.

Ao longo do evento, que marcou a abertura do Mês da Jovem Advocacia da OAB/MA, a Ordem reafirmou o compromisso de trabalhar pela classe em início de carreira e anunciou o projeto de integração do jovem advogado no mercado de trabalho, o Conexão Jovem.

“Hoje, 3 de fevereiro, tivemos sancionada a lei do Dia Estadual da Jovem Advocacia. Gostaria de parabenizar o CEJA por ter encabeçado esse projeto, liderado pelo advogado Arnon Coelho. Esse é o nosso primeiro grande evento de 2023. Estou muito feliz por vocês participarem desse momento”, discursou a nova presidente da CJA, Clara Mandú.

A presidente comunicou ainda sobre o lançamento do projeto Conexão Jovem e explicou como funcionará. “É com muita alegria que anunciamos o lançamento do projeto Conexão Jovem. Esse projeto tem como objetivo principal ingressar o jovem advogado no mercado de trabalho através de parcerias que já firmamos com alguns escritórios de advocacia de São Luís e de Subseções. Esses escritórios passarão a formar parcerias com jovens advogados, repassando causas, demandas de áreas e matérias específicas para que os jovens advogados sejam auxiliados na entrada ao mercado de trabalho”, detalhou Clara Mandú.

O advogado Arnon Coelho, que presidiu o CEJA em 2022 e escreveu o projeto de criação do Dia Estadual da Jovem Advocacia, destacou a importância da data. “É um prazer estar com vocês neste 3 de fevereiro. Na última sessão do Conselho Jovem do ano passado, foi aprovada uma pauta proposta por mim para a criação do Dia Estadual da Jovem Advocacia, que hoje se torna realidade por meio da Lei nº 11.875/23, sancionada pelo Governo do Estado. O dia 3 foi escolhido por ser a data que marca a aprovação do Plano Nacional da Jovem Advocacia pelo Conselho Federal da OAB”, afirmou Arnon, que aproveitou para oficializar a entrega da presidência do CEJA à advogada Antonia Leonida.

“Nosso objetivo é sempre trazer o melhor para a jovem advocacia. É continuar o projeto que o Arnon iniciou e construir ainda mais, trazendo o progresso que o jovem advogado precisa. Conto com meus amigos da diretoria e, principalmente, conto com todos vocês. A OAB é de todos. Por isso, nós, enquanto jovens advogados, temos que participar de forma ativa. Se você quer a mudança, seja a mudança. Não espere que alguém lhe represente. Esteja na frente para você ser a força motriz”, falou a nova presidente do CEJA, Antonia Leonida.

Ao longo da programação, as diretorias da CJA e do CEJA entregaram panfletos com o resumo das últimas ações da OAB/MA voltadas à jovem advocacia maranhense. Além das comissões e de dezenas jovens advogadas e advogados, estiveram presentes no evento, representantes da diretoria da OAB/MA, da ESA/MA e do conselho seccional.