19 Dezembro - 2013

OAB/MA celebra ingresso de mais 146 novos advogados em Solenidade de Compromisso

No último compromisso de 2013, o presidente Mário Macieira fez uma saudação especial aos familiares dos compromissandos

Na noite da última quarta-feira, 18, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Maranhão, celebrou o ingresso de mais 146 novos advogados em seu quadro de inscritos, todos aprovados recentemente no Exame de Ordem. A solenidade de compromisso da OAB/MA aconteceu na Fábrica de Recepções e contou com a presença da Diretoria da Seccional, familiares e convidados dos compromissandos.

Antes do início da solenidade, a advogada Ana Maria Ramos Fonseca dizia não conter a alegria por ver as filhas Ana Valéria e Vanessa Cristina fazerem a leitura profissional do compromisso. “Estou muito feliz pela conquistas de ambas. Toda a minha família está aqui para acompanhar esse momento tão especial”, declarou.

O compromissando Mario Bruno Nascimento foi o encolhido para fazer a leitura do compromisso e novo advogado Eron Matos fez o discurso em nome dos colegas. Ele lembrou que “ser advogado requer da pessoa compromisso, fidedignidade e aperfeiçoamento profissional sempre. Afinal, ao longo da nossa carreira não haverá só momentos de se colher flores, mas também os de colher espinhos”, afirmou.

No último compromisso de 2013, o presidente da Seccional Maranhense, Mário Macieira, durante seu discurso fez uma saudação especial aos familiares dos compromissandos. “Sei que vitória de vocês é a vitória de seus filhos, pois estiveram ao lado deles nas lutas, ansiedade e alegrias. Também parabenizo aos funcionários da OAB/MA pela dedicação para que essa solenidade pudesse acontecer”, destacou.

No discurso, Macieira também fez menção ao Índice Nacional de Acesso à Justiça (Inaj),  lançado  no Atlas do Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça, e divulgado na imprensa local que aponta o Maranhão com os piores indicadores de acesso à Justiça entre os estados brasileiros. “Ter acesso à justiça significa acionar e exercer nossos direitos. Mas pelos dados do Ministério, temos a menor proporção de juízes e de advogados atuando no Estado. Por outro lado, se temos essa péssima notícia, hoje podemos dizer que essa solenidade onde 146 novos advogados participam é uma boa notícia, pois estamos ganhando homens e mulheres, advogados e advogadas dispostos a lutar, como nós, pela OAB e pelo fortalecimento do Direito”, lembrou.

Também participaram da solenidade o secretário geral da OAB/MA, Carlos Augusto Couto; o secretário geral Adjunto, Ulisses Martins; o Conselheiro suplente federal pelo Maranhão e diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA/MA), Rodrigo Lago; a conselheira seccional e presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, Ananda Teresa Farias de Sousa; o secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão CAA/MA, Aldinei Abreu Farias; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Leal, e representantes das universidades Ceuma, UNDB e CEST.

Programação de boas-vindas - A programação de boas-vindas organizada pela Seccional Maranhense para recepcionar os novos advogados continua na sexta-feira, 20, com o Trote Social. Os novos advogados deverão se reunir na sede da OAB/MA no Calhau, onde seguirão às 16h, para a creche Frei Antônio Sibaldi, local da ação.

A programação encerra-se no sábado, 21, com a Confraternização do Advogado, no Clube do Advogado em Paço do Lumiar, a partir do meio-dia. A atração musical será o grupo Argumento.

Foto: Handson Chagas